Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagens: Divulgação

Genial/Quaest: Distância de Lula para Bolsonaro diminuiu no 1° turno

Por Gabriel Barbosa

06 de julho de 2022 : 07h49

Nesta quarta-feira, 6, a Genial/Quaest divulgou a pesquisa presidencial de número 13, completando um ano de levantamento constante. A pesquisa mostra que a disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) é algo consolidado.

Só que desta vez, a pesquisa revela que Lula diminuiu sua distância eleitoral para o titular do Planalto. Na espontânea, a “gordura” do líder progressista diminuiu de 11 para sete pontos (31% x 24%). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 1% e Branco/Nulo, 3%.

No voto estimulado, a distância entre os dois também caiu, de 16 para 14 pontos. O ex-presidente registra 45% contra 31% de Bolsonaro. Os outros somam 12%, juntos. Diante deste cenário, a possibilidade de vitória no 1° turno praticamente não existe.

Nas intenções de voto por região, Bolsonaro apresentou crescimento fora da margem na região Nordeste. A medida que Lula despencou de 68% para 59% de preferência, Bolsonaro saltou de 15% para 22% das menções entre os eleitores da região.

“Também observamos uma redução significativa da distância Lula e Bolsonaro no Sudeste, sugerindo que há um movimento forte em favor do presidente em SP, RJ e MG”, observa o CEO da Quaest, Felipe Nunes.

A pesquisa também mostra a diminuição da diferença entre Lula e Bolsonaro no voto feminino. O titular do Planalto conquistou um pedaço do voto das mulheres, que antes estava para Lula, no período de um mês. Agora, a diferença de 28 para 19 pontos.

A Genial/Quaest fez a pesquisa entre os dias 29 de junho e 2 de julho e ouviu 2.000 eleitores (presencial) em 120 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número: BR-01763/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina