Genial/Quaest: Bolsonaro cresce cinco pontos e encosta em Lula no Rio de Janeiro

Imagem: Divulgação

A Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira, 18, a pesquisa de intenção de voto para presidência da República entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro.

Nela, Jair Bolsonaro (PL) apresentou crescimento de cinco pontos e já empata numericamente com o ex-presidente Lula (PT). Segundo o levantamento, Bolsonaro saiu de 34% para 39%, encostando em Lula que estagnou justamente nos 39%.

Considerado o estado mais evangélico do país, o Rio de Janeiro exponenciou seu apoio a Bolsonaro justamente neste recorte do eleitorado. De acordo com a Genial/Quaest, o apoio evangélico a reeleição de Bolsonaro subiu de 51% para 56%.

Já o ex-presidente Lula apresentou queda de cinco pontos entre os eleitores católicos fluminenses. Ele declinou de 44% para 39%. Enquanto isso, Bolsonaro subiu sete pontos nesse segmento, indo de 28% para 35%.

Outro ponto que explica a melhora de Bolsonaro entre os eleitores fluminenses é o seu crescimento entre os eleitores de baixa renda.Apesar de aparecer numericamente atrás de Lula, Bolsonaro já se encontra empatado com o petista (41% x 37%).

Ainda neste recorte do eleitorado, Lula também apresentou queda de seis pontos, de 47% para os atuais 41% das intenções de voto entre os mais pobres. Nos outros recortes por renda, Lula e Bolsonaro também se encontram empatados.

Ainda no estado do Rio, o empate entre Lula e Bolsonaro tornou-se realidade até mesmo numa disputa de 2° turno. No cenário levantado pela pesquisa, o empate seria de 44% para Lula contra 42% de Bolsonaro. Como mostramos, a pesquisa Ipec também sinalizou esse crescimento de Bolsonaro no Rio de Janeiro.

A Genial/Quaest ouviu 1.500 eleitores de 47 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob os códigos BR-08389/22 e RJ-07554/22.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.