Genial/Quaest: Em MG, Kalil sobe quatro pontos mas Zema seria eleito no 1° turno

Foto direita: Amira Hissa - Foto esquerda: Gil Leonardi

A Genial/Quaest divulgou na madrugada desta sexta-feira, 9, a nova rodada de pesquisa de intenção de voto para o governo de Minas Gerais. Nela, o atual governador Romeu Zema (Novo) continua em alta.

Na estimulada, o governador saiu de 46% para 47% das menções enquanto que o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD, subiu quatro pontos, saindo de 24% para 28% das intenções de voto.

Evidentemente que o crescimento de Kalil é explicado com o início da campanha na TV, mas até o momento, isso não vem ameaçando a bastante provável reeleição de Zema já no 1° turno.

Por sua vez, o governador mineiro também experimentou resultado positivo quando viu aumentar a aprovação do seu governo. Segundo a pesquisa, avaliação positiva da gestão Zema subiu quatro pontos, fora da margem, de 48% para 52%. Entre aqueles que rejeitam, apenas 10%.

No recorte regional, o governador se destaca no interior de Minas Gerais com 51% das intenções de voto contra apenas 23% de Kalil. Na região metropolitana, Zema já aparece numericamente de Kalil com 41% ante 37%. Em BH, onde Kalil é mais conhecido, o índice é 45% do ex-prefeito contra 36% do governador.

Outro ponto que beneficia Zema é o alto grau de conhecimento do seu nome entre os eleitores mineiros. Ao todo, 64% dizem conhecer o governador e declara voto. Apenas 8% não conhecem Zema. No caso de Kalil, 31% ainda não o conhece ante 34% que conhece e pretende votar.

A liderança de Zema também pode ser explicada pela sua entrada até mesmo entre o eleitorado lulista. O levantamento revela que 34% dos eleitores do ex-presidente Lula (PT) declaram voto no governador. Entre os eleitores de Bolsonaro, 66% dizem votar em Zema.

Para Kalil, a maioria dos seus eleitores, cerca de 43%, afirmam votar em Lula. Entre os eleitores do presidente, a entrada de Kalil representa uma fatia de apenas 15%. A Genial/Quaest ouviu 2000 eleitores mineiros, de forma presencial, entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.