Menu

Lula chega a 48,5% dos votos válidos na pesquisa Exame/Ideia

Divulgada nesta quinta-feira, 30, a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia revela que o ex-presidente Lula (PT) chegou a 48,5% dos votos válidos ante 38,5% de Jair Bolsonaro (PL). No que diz respeito aos votos totais, Lula cresceu três pontos e registra 47% contra 37% de Bolsonaro que oscilou um ponto para cima. Vale destacar que […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

Divulgada nesta quinta-feira, 30, a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia revela que o ex-presidente Lula (PT) chegou a 48,5% dos votos válidos ante 38,5% de Jair Bolsonaro (PL).

No que diz respeito aos votos totais, Lula cresceu três pontos e registra 47% contra 37% de Bolsonaro que oscilou um ponto para cima. Vale destacar que esse é o maior índice do petista na série histórica do levantamento, iniciada em agosto de 2020.

Por sua vez, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu três pontos, de 9% para 6%. Com isso, ele se encontra empatado com Simone Tebet (MDB), que subiu um ponto e foi a 5%. Os outros ficaram com 1,2% somados. Branco/Nulo 1% e indecisos, 3%.

O fundador do IDEIA, Maurício Moura, avalia que é preciso observar o comportamento dos eleitores indecisos de Ciro Gomes, pois no final das contas eles que irão decidir se haverá segundo turno.

“Para saber se haverá segundo turno, é preciso olhar o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes que ainda estão indecisos. Eles tendem a mudar de voto para Lula”, diz Moura.

“Por outro lado, os eleitores que já definiram voto em Ciro e em Tebet têm se mostrado muito resilientes. É preciso considerar também que entre os eleitores de Bolsonaro tem o chamado voto envergonhado, com pessoas não declarando a opção em pesquisa. Esse eleitorado chega a 1%. Isso não ganha eleição, mas pode levar a um segundo turno”, completa.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu por telefone 1500 eleitores entre os dias 23 e 28 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022. 

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

29/09/2022 - 18h32

Tony burro, pesquisa é um indicativo salvo algum fato novo que possa acontecer. Agora aprenda seu incauto.

Sá Pinho

29/09/2022 - 11h32

Não tem choro, nem vela, arminhas, feudagros, fakenews, empresários da fé, motociatas, garimpeiros, vale gás, vale tudo, boleiros, preço de combustível, auxílio Brasil, discurso na ONU, live, rodeios & ‘certanejos’, Kit covid, tratamento precoce, cloroquina, funeral da rainha, ‘deus’, ‘pátria’, ‘família’: Zero Um, Zero dois, Zero…, Queiroz, camisa CBF e casa verde-amarela…

Faltam 3 dias, 2 horas e 28 minutos para inicio da cerimônia do Pé-na-Bunda e término do festival de mediocridade que assola o Brasil desde 2018.

Tony

29/09/2022 - 09h47

“O fundador do IDEIA, Maurício Moura, avalia que é preciso observar o comportamento dos eleitores indecisos de Ciro Gomes, pois no final das contas eles que irão decidir se haverá segundo turno.”

Fazem a pesquisa sob medida para criar a narrativa que faltam os votos do Cirolipa para ganhar no primeiro turno e ainda se entregam…kkkkkkkk

Pesquisas sao palhaçadas (principalmente as de primeiro turno) e nao é por acaso que o petralhume faça uso e abuso das mesmas e nao olhe para mais nada que isso…


Leia mais

Recentes

Recentes