Menu

TREs de Minas e Rio afirmam que baixa abstenção está causando filas

Presidentes dos TREs de Minas e Rio afirmam que baixa abstenção está causando filas

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Eleitores de Valparaíso, Goiás, vão ás urnas para as eleições municipais 2020. Imagem: Agência Câmara

O TRE-MG divulgou nota na tarde deste domingo (2) afirmando que as longas filas registradas nas seções eleitorais do estado são influenciadas pelo comparecimento em grande volume de eleitores.

Já no Rio de Janeiro, onde o eleitor está esperando até 3 horas para votar, o presidente do TRE-RJ, Elton Leme, disse que não houve redução do número de seções eleitorais. Mas que há uma percepção de votação em massa, principalmente de jovens e idosos.

Além da baixa abstenção, a leitura da biometria e a quantidade de candidatos a se votar no pleito, porém ter contribuído também para um aumento das filas ao lado da quantidade maior de eleitores.

Relatos de filas nas seções eleitorais correm por todo país.

Em alguns estados, como Rio Grande do Norte, e Teresina, houve quem dissesse ter ficado até 4 horas na fila de votação. Em Pernambuco, a demora relatada é de mais de uma hora. Já em cidades do Acre, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Maranhão, de Alagoas, e do Tocantins, a maior parte dos relatos aponta 2 horas de espera.

Bolsonaro tentou aumentar a abstenção

Campanha de reeleição pediu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitasse decisão do Supremo que obriga municípios a manterem oferta de transporte público neste domingo.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves classificou o pedido como “absurdo” e disse ver riscos de a tese lançada pela campanha se transformar em desinformação, determinando que o Ministério Público adote providências para evitar a propagação de dados falsos sobre a oferta do serviço pelas prefeituras neste domingo (2).

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

02/10/2022 - 22h24

Muitos relataram isso. Eu não tive problemas, votei em menos de 10 minutos da chegada à Seção
Eleitoral. Agora, na Seção ao lado, atrasou. Houve algo de errado (acho que esse segundo a mais para confirmar mais atrapalhou do que ajudou). Com a palavra, o TSE…

Walfredo Ferreira da Silva

02/10/2022 - 18h06

Votei em Natal , cheguei na fila de uma seção às 09:00 hs e saí às 13:20 hs , ou seja , 4 horas e 20 minutos , a fila era imensa . Já tinha votado várias vezes na escola e nunca tinha visto tanta gente .


Leia mais

Recentes

Recentes