Menu

Coletivo cristão lança livro sobre o papel das igrejas evangélicas na ditadura militar

Obra é de autoria de quatro integrantes do Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou o tema O Coletivo Memória e Utopia, grupo com vínculos formais ou históricos com diferentes igrejas cristãs, lança, na próxima sexta-feira (7/10), o livro “As Igrejas Evangélicas na ditadura militar: dos abusos do poder à resistência cristã”. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Obra é de autoria de quatro integrantes do Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou o tema

O Coletivo Memória e Utopia, grupo com vínculos formais ou históricos com diferentes igrejas cristãs, lança, na próxima sexta-feira (7/10), o livro “As Igrejas Evangélicas na ditadura militar: dos abusos do poder à resistência cristã”. O lançamento ocorre no Armazém do Campo do MST no Rio de Janeiro, localizado na Av. Mem de Sá, 135, na Lapa.

A obra discorre sobre os abusos de poder cometidos dentro das Igrejas entre 1964 e 1985, com base no relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgado em 2014. Além disso, também mostra como grupos de cristãos se organizaram para resistir aos mandos e desmandos do governo na época.

A autoria é de quatro integrantes do Grupo de Trabalho da CNV responsável por investigar o papel das igrejas durante a ditadura: Anivaldo Padilha, ex-coordenador do grupo e membro da Igreja Metodista; Jorge Atílio Iulianelli (in memorian), doutor em Filosofia; Luci Buff, doutora em Filosofia e advogada; e Magali Cunha, doutora em Ciências da Comunicação.

No lançamento, os livros serão distribuídos gratuitamente, mediante inscrição prévia pelo link: https://t.co/0VdbWvrami (sujeito à limitação do estoque).

O Coletivo Memória e Utopia

O Coletivo Memória e Utopia se dedica à organização de eventos e atividades que possibilitem formação e articulação de pessoas e grupos afinados com princípios democráticos e que sejam animadores e facilitadores de processos nos quais a recuperação da memória social atue como recurso importante para a construção da justiça e da paz.

Os autores:

Anivaldo Padilha

Membro da Igreja Metodista, foi líder do movimento ecumênico no Brasil e América Latina. Lutou contra a ditadura militar no Brasil e foi preso em São Paulo pelo DOI/CODI e pelo DOPS em 1970. Foi exilado por 12 anos. Coordenou o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou o papel das igrejas durante a ditadura.

Jorge Atílio Iulianelli

Doutor em Filosofia, assessor pesquisador de Koinimia Presença Ecumênica e Serviço e professor. Integrou o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou o papel das igrejas durante a ditadura. Faleceu em 2017.

Luci Buff

Doutora em Filosofia e advogada. Autora da tese publicada “Horizontes do Perdão” (Fapesp/Educ, Série Hipóteses). Integrou o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou o papel das igrejas durante a ditadura.

Magali Cunha

Doutora em Ciências da Comunicação, pesquisadora em Comunicação, Religiões e Política, e jornalista. Integrou o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou o papel das igrejas durante a ditadura.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO LIVRO “AS IGREJAS EVANGÉLICAS E A DITADURA MILITAR: DOS ABUSOS DO PODER À RESISTÊNCIA CRISTÔ

Data: 7 de outubro de 2022 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: Armazém do Campo do MST – Av. Mem de Sá, 135 – Lapa, Rio de Janeiro

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes