Menu

Fernando Brito: Lula dirá a ministro para falarem menos e agirem mais

Por Fernando Brito Muito boa a decisão do presidente Lula em marcar logo – já nesta sexta-feira, pela manhã – a primeira reunião ministerial de seu governo, que terá dois eixos principais. O primeiro, falarem menos de grandes mudanças que cada um sonha que irá fazer. Ok que todos, nas festas de posse, tenham o […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula e Alckmin durante anúncio dos novos ministros. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Fernando Brito

Muito boa a decisão do presidente Lula em marcar logo – já nesta sexta-feira, pela manhã – a primeira reunião ministerial de seu governo, que terá dois eixos principais.

O primeiro, falarem menos de grandes mudanças que cada um sonha que irá fazer.

Ok que todos, nas festas de posse, tenham o direito de falar de grandes projetos e mudanças mas, esgotada esta licença, saia-se das intenções para os gestos e que estes sejam tomados com segurança e avaliações que transcendam aos ministros e seu entorno, porque são, afinal, atos do governo e o governo tem um chefe, que é, obvio, Lula, fadado a ter de responder por eles.

Falar em medidas que não se pode ou não se deve tomar, por mais que possam parecer atraentes, cria um estado de confusão e especulação que atrapalha mais que ajuda.

Parece que alguns dos novos ministros se deixaram levar pelo clima festivo de sua chegada ao governo e acham que falar muito ocupa espaço na mídia que de outra forma não teriam. É verdade, mas se esquecem que a mídia, neste país, funciona como aquela frase dos filmes policiais norte-americanos: “tudo que você disser poderá e será usado contra você”.

Continua atualíssima a frase de Chico Buarque, dita lá no primeiro governo do PT, sobre a necessidade do “Ministério do Vai dar Merda”. A hora é de falar pouco e prudentemente, até para os analistas políticos, que dirá para os próprios políticos.

O segundo, será o empoderamento de sua Casa Civil (Rui Costa) para assumir o encaminhamento das ações de curto prazo que considerem ser viáveis sem grande impacto financeiro e gerem efeitos reais na vida das pessoas. Na economia, pedirá o favor de que se fale menos em ideias sobre como resolver a “responsabilidade fiscal” com soluções arrecadatórias e se foque no que se pode fazer para caminhar no sentido da redução das desigualdades que é a sua principal bandeira, de campanha e de governo.

Além disso, vai lembrar que não está resolvido o problema da formação de uma base parlamentar na Câmara dos Deputados e que é preciso que todos os ministros se empenham na aproximação com os deputados que tomam posse a 1° de fevereiro. 15 ou 20 “conquistas” – convenhamos, não é muito para 37 ministros – podem ser decisivas para obter a maioria necessária. E não pode ser ele, Lula, quem tenha de negociar com o “baixo clero” cada adesão de deputados.

Texto publicado originalmente no Tijolaço

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

05/01/2023 - 22h19

Parece que pra Simone Tebet não surtiu efeito, a recomendação, rsrs…Só de soslaio contei três intérpretes de libras, na sua fala (pode ser mais)…É, possivelmente, um recorde mundial…Ontem o Alckimin exagerou, também…

Edu

05/01/2023 - 19h35

Os Ministros falam menos e os filhos das putas antipetistas LATEM mais hahahahahahaaj

Bandoleiro

05/01/2023 - 12h12

Isso é preocupante, quando falam dizem besteiras mas os danos sao limitados, quando inventam de fazer algo para inventar moda e nao perder votos vem os problemas…

Paulo

05/01/2023 - 11h39

Quero dizer, se teremos mais do mesmo ou não, se Lula aprendeu a lição…

Paulo

05/01/2023 - 11h38

Essa “negociação com o baixo clero” é que vai definir o Governo Lula…


Leia mais

Recentes

Recentes