Menu

Brasil pode ser referência no combate ao discurso de ódio, diz Manuela D’Ávila

Grupo criado pelo Ministério dos Direitos Humanos proporá combate ao extremismo e o ódio Publicado em 22/02/2023 – 15:14 Por Redação Rede Brasil Atual Brasil de Fato — O governo federal criou um grupo de combate ao extremismo e ao chamado discurso de ódio. Pela Portaria 129 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução

Grupo criado pelo Ministério dos Direitos Humanos proporá combate ao extremismo e o ódio

Publicado em 22/02/2023 – 15:14

Por Redação Rede Brasil Atual

Brasil de Fato — O governo federal criou um grupo de combate ao extremismo e ao chamado discurso de ódio. Pela Portaria 129 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União, o grupo será presidido pela ex-deputada Manuela D’Ávila. Segundo ela, em rede social, o grupo pode contribuir “para que o Brasil se torne uma referência global de enfrentamento ao ódio, extremismo, intolerância e violência”.

O colegiado tem cinco integrantes do Ministério dos Direitos Humanos e 24 da sociedade civil. Outros órgãos do governo serão convidados a participar. A atividade não é remunerada.

Advogado será relator

Além de Manuela D’Ávila, o relator será o professor, pesquisador e advogado Camilo Onoda Caldas. Ele também é diretor – e um dos fundadores – do Instituto Luiz Gama.

Outros integrantes são o psicanalista Christian Dunker, a professora e cientista social Esther Solano, a blogueira e ativista Lola Aronovich, o ator e youtuber Felipe Neto, o cacique Marcos Xukuru, a jornalista Patrícia Campos Mello (autora do livro A Máquina do Ódio, sobre fake news e violência digital) e o epidemiologista Pedro Hallal. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 180 dias, prorrogáveis por igual período.

Máquina de intolerância

Manuela afirmou que dedica parte de sua vida ao tema, incluindo pesquisa de doutorado e o trabalho desenvolvido no Instituto E se fosse você?. “As razões “As razões desse esforço são óbvias: não é fácil ser vítima dos ataques dessas máquinas que constroem e distribuem ódio e intolerância.”

Sobre não ter se candidatado, a ex-deputada e ex-candidata a vice de Fernando Haddad nas eleições de 2018, ela afirmou que se trata de “reposicionamento” e não desistência. “Na verdade, decidi permanecer atuando na sociedade civil, conciliando minha vida profissional e meu doutorado com minha militância por um Brasil justo e desenvolvido. (…) A missão que recebi me recoloca na linha de frente do combate ao ódio.”

Confira a composição do grupo

Cinco representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sendo:

um da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos;
um da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+;
um da Assessoria de Participação Social e Diversidade;
um da Assessoria Especial de Comunicação Social; e
um da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos;
24 representantes da Sociedade Civil:

Manuela Pinto Vieira d´Ávila, que presidirá os trabalhos;
Camilo Onoda Caldas, na condição de Relator;
Christian Ingo Lenz Dunker;
Débora Diniz Rodrigues;
Esther Solano;
Felippe Mendonça;
Felipe Neto Rodrigues Vieira;
Guilherme Stolle Paixão e Casarões;
João Cezar de Castro Rocha;
Isabela Oliveira Kalil;
Letícia Maria Costa da Nobrega Cesarino;
Dolores Aronovich Aguero;
Lusmarina Campos Garcia;
Magali do Nascimento Cunha;
Marcos Xukuru;
Michel Gherman;
Nina Santos;
Patrícia Campos Mello;
Pedro Rodrigues Curi Hallal;
Rosane da Silva Borges;
Ricardo Campos;
Ronilso Pacheco;
Rosana Pinheiro-Machado;
e Rodney William Eugênio

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bandoleiro

22/02/2023 - 20h08

E’ pra rir ?


Leia mais

Recentes

Recentes