Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Agência Brasil

Lula diz que o Brasil não pode aceitar PIB baixo

Por Gabriel Barbosa

10 de março de 2023 : 15h54

Na manhã desta sexta-feira, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião com ministros responsáveis pela infraestrutura para discutir a retomada de obras pelo Brasil.

Segundo Lula, a reunião foi para relançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa reunião é quase que o começo de verdade do nosso mandato”, destacou o presidente.m

“Quando cheguei aqui pela primeira vez, em 2003, um dos problemas que nós sentíamos é que não tinha projeto. Você não tinha no país uma prateleira de projetos. Então o PAC foi uma coisa extraordinária porque não foi só feito pelo governo federal”, disse.

“O sucesso do PAC é porque a gente começou ouvindo os governadores de cada estado, depois a gente ouviu milhares de prefeitos e depois construímos um arcabouço de propostas de políticas de infraestrutura que foi fácil executar. Foi o momento mais risco de investimentos em infraestrutura do nosso país, foi a execução do PAC, porque envolvia o governo federal, o estadual e os municipais”.

Lula lembrou que atualmente existem cerca de 14 mil obras paralisadas e que o objetivo é mapeá-las para concluí-las. “Eu vou fazer uma viagem para a China e quando eu voltar eu quero voltar a viajar o Brasil, quero inaugurar casa, inaugurar escola, creche, estrada, universidade, escola técnica”.

“Nós temos que colocar esse país em funcionamento. A gente não pode ficar chorando o dinheiro que falta. Temos que utilizar bem o dinheiro que a gente tem. E é por isso que o Haddad é ministro da Fazenda, porque ele é criativo. Se a gente não tiver dinheiro, a gente vai atrás dele e ele vai ter que arrumar. Ele e a Simone [Tebet] vão sentar e vão arrumar o dinheiro que precisamos para fazer investimentos nesse país”.

Por fim, o presidente disse que o país não pode aceitar a desaceleração do PIB. “A gente não pode aceitar a ideia de que o PIB não vai crescer porque alguém disse que não vai crescer”.

“Nós vamos dizer que o PIB vai crescer porque nós vamos fazer crescer, porque nós vamos gerar emprego. E vamos gerar emprego com as pequenas coisas. Eu quero saber o papel dos bancos públicos para alavancar o investimento nesse país, para pequenos e médios empreendedores, para cooperativas, para grandes empresários, para os estados que estão com incapacidade de endividamento, para as prefeituras sem capacidade de endividamento”.

Gabriel Barbosa

Jornalista com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor Executivo e Chefe de Redação do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Dr. Macphail

11 de março de 2023 às 09h56

O bonde da gaiola das loucas, no Cafezinho, mais desenfreado e esperneante que nunca, é ‘simplesmente um luxo’, diria Ataíde Patrese se vivo fosse, fazendo todo sentido, pois Patrese e as loucas dessa gaiola paralela tem tudo a ver com o excêntrico da irrealidade devotada a desmanchar-se no ar.

Vivem no tempo do túnel sem iluminação, em realidade paralela que os faz repetirem narrativas datadas e vencidas pelos fatos, na vã esperança de modificarem a realidade dos mesmos que mostram Lula presidente do Brasil, os lavajateiros que os prenderam em 2018, para que não fosse então eleito, à beira do ralo que os levará direto ao derradeiro canal do esgoto da história e o ‘parmito’ e famílicia às portas da justiça, com bilhetes marcados com destino ao xilindró, sem escalas.

Patéticos e exuberantes panglossianos, essa malta do ódio e da ignorância congênita e continuada, devota do obscurantismo e da barbárie em nome do ‘deus parmito’ e da ‘enrolação covarde na bandeira’, não se dá conta, mesmo com parte encarcerada ou encanelada com tornozeleiras eletrônicas, que o sonho de pesadelo para todos que não piraram e pensam, não como eles, ACABOU, pifou, escafedeu, sumiu…, só lhes restando agora aceitar a realidade ou então, a justiça, os tarja preta, o Casa Verde ou a solução terminal.

Óbvio que pendurado nesse bonde, destoante no propósito, mas não no mote e na falta de realidade cognitiva, não podia faltar o Realejo Enroscado e sua cantilena da ‘Cuca Lula vem te pegar’, em qualquer circunstância.

Tem hora que a imbecilidade cansa por não descansar, mas enquanto o bonde irreal não descarrila de vez na realidade dos fatos, não descansaremos em acusa-los patéticos, medíocres e, alguns, em doentia terapia de grupo ao invés do relaxante dominó na praça.

Coisas do Brasil ‘patrocinado’ pelas xucras Classes dominantes.

Responder

Orlando Soares Varêda

10 de março de 2023 às 22h44

Eita zorra! Os restos do aborto do ex-tenente, mesmo depois de 3 meses ainda exala esse insuportável mau cheiro.

Responder

Paulo

10 de março de 2023 às 21h23

O que esses políticos dizem não se escreve. É incrível como, da direita à esquerda, todos têm algo em comum, em maior ou menor grau: mentem compulsivamente…E não é só no Brasil, não. Será que teremos um dia alguém realmente confiável à frente do Poder Executivo (o que não significa, porém, que os outros Poderes o sejam), ou o jogo e a disputa política são incompatíveis com a verdade? Essa é uma pergunta que há muito tempo me faço, sem resposta (ou talvez com medo dela)…No fundo, talvez devêssemos torcer mais para que eles não atrapalhem e deixem a sociedade se desenvolver autonomamente. É como se diz: “muito faz quem não atrapalha”. Por outro lado, há situações que exigem maior intervenção do Estado, e não é fácil distingui-las…Eu acho que, no Brasil, há mais intervenção do que seria necessária. Preocupam-me, especialmente, as pautas identitária e de costumes…Mas, claro, só se enxerga a economia…

Responder

EdsonLuíz.

10 de março de 2023 às 18h49

O que Lula diz, não é o que Lula faz.!
▪Lula disse:: “o Brasil não pode aceitar PIB baixo”.

Mas…
Em 2006/2007 Lula iniciou uma lambança na economia brasileira que levaria à MAIOR recessão de nossa história.
▪Resultado:
De 2014 a 2016 o PIB do Brasil caiu por 11 trimestres e a queda inteira acumulada do PIB foi de 8,6%.
▪ PIB começou a cair em 2014;
▪Em 2015 a queda foi de 3,5%;
▪Em 2016 a queda foi de 3,3%;
▪ O total acumulado de queda do PIB foi de 8,6%.

Como a queda veio em 2014 e prosseguiu ate 2016, fica parecendo que a má ☆ da história é Dilma. Só que a péssima estrela de fato é foi o responsável:: Lula.

Fora casos de guerra e outras catástrofes muito grandes, para o PIB de um país cair 8,6% no total acumulado o estrago tem que começar a ser feito muitos anos antes.

A queda desastrosa do PIB, de 8,6% no total acumulado, ocorreu por causa das maluquices econômicas começadas por Lula em 2006/2007. Depois, Lula e o PT orientaram Dilma a contonuar as maluquices econômicas.

Todo mundo sabe a dor e sofrimento que uma recessão causa nos empreendedores de um país. Porém, quem mais sente a dor e o sofrimento é a parte mais pobre da população. Imagine o que uma recessão econômica gigante causa de perda de receita tributária, diminuição no orçamento da saúde, educação, pesquisa, investimento… ,Com a queda do PIB do tamanho que Lula causou e que começou a aparecer em 2014 e foi até o fim de 2016 até a fome volta, por causa do aumento muito grande do desmprego.
■Para dar uma ideia do problema iniciado com erros de Lula na economia em 2006 e depois continuados por Dilma:
▪A saúde, em 2015, precisou ter o orçaçanto diminuído em R$15Bilhões;
▪O pagamento do Bolsa Escola de certos meses de 2014 teve que ser sacado a descoberto na Caixa porque no Tesouro não tinha mais dinheiro*.(veja ‘*’ lá embaixo).

E depois?
Depois é só colocar a culpa nos outros e ficar gritando:: “A fome voltou!” “A fome voltou!” para fingir que não tem culpa na volta da fome? O PT é treinado em enganar com narrativas e gritos. Agora é Lula, o causador da maior queda datada da história de nossa economia ficar dizendo que o Brasil não pide ter PIB pequeno.

Lula é capaz de disparar os gastos fazendo dívida para aumentar o PIB na marra e depois que ele for embora a economia desaba e ele e o PT vão, covardemente, ficar colocando a culpa nos outros.

Lula, o PT e quem quiser pode ficar fazendo essas narrativas covardes para colocar a culpa nos outros e só nos outros, mas o maior culpado pelo aumento da fome no Brasil é quem causou a maior recessão econômica. Depois da recessão provocada por Lula é que veio o aumento da fome**!

E, pior, depois veio também Jair Bolsonaro! Culpa de quem?

*Com a recessão econômica, o pagamento do programa para a fome em alguns meses foi sacado a descoberto na Caixa porque não tinha dinheiro no Tesouro.Federal. Isso é ilegal.l!
O governo Dilma falsificava o orçamento para mascarar a crise.

Essas ilegalidades levaram à perda do mandato de Dilma, ao Impeachtment, como previsto na Constituição.
O PT, para enganar, fica dizendo que o impeachtment de Dilma foi golpe.

Edson Luiz Pianca.

Responder

Pony

10 de março de 2023 às 18h04

Nenhum país minimamente civilizado aceitaria ver nem em foto um sujeito baixo, rasteiro e com problemas de cleptomania como Lula.

Responder

Ugo

10 de março de 2023 às 16h18

Que dia esse porco e a gangue dele vai devolver Aos brasileiros o dinheiro que levaram ?

Responder

William

10 de março de 2023 às 16h10

Lula deveria ter sido enforcado em praça pública pelo que fez com o dinheiro e a cara dos brasileiros mas os brasileiros infelizmente são completamente passivos, inermes, apáticos, aceitam tudo em troca de promessas de 10 R$.

Uma tragédia sem fim.

Responder

Tony

10 de março de 2023 às 16h09

A única forma que Lula e o PT conhecem para arrumar dinheiro é assaltando as estatais ou fazendo palestras de araque milionárias para Odebrecht e Cia.

Conforme anunciado tempo atrás a economia ainda terá bons números em 2023 no embalo desse último ano e a partir do ano que vem o filme já tá escrito, é o de sempre…

Responder

Saulo

10 de março de 2023 às 16h04

Haddad é criativo mesmo…anda na rua com a máscara de outra pessoa presa por lavagem de dinheiro e corrupção dizendo para todo mundo que ele mesmo não é ele mas o cara máscara….isso fora de época do Carnaval, se é que no Brasil exista essa época.

Preparem o bolso que a conta da eleição destes asnos sem limites vai ser novamente caríssima, as invencionices de hoje para não perder votos amanhã são dívidas enormes.

Boa Sorte !!

Responder

Deixe um comentário