Menu

Juristas denunciam perseguição a novo juiz responsável pela Lava Jato

Grupo Prerrogativas diz que Eduardo Appio, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, vem sendo acusado de parcialidade Publicado em 11/03/2023 – 18h05 Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato – São Paulo (SP) Brasil de Fato — O grupo de juristas Prerrogativas publicou uma nota em seu site na qual aponta que o novo juiz […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação/Justiça Federal do Paraná

Grupo Prerrogativas diz que Eduardo Appio, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, vem sendo acusado de parcialidade

Publicado em 11/03/2023 – 18h05

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato – São Paulo (SP)

Brasil de Fato — O grupo de juristas Prerrogativas publicou uma nota em seu site na qual aponta que o novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, vem sendo perseguido e acusado de parcialidade.

“No momento em que finalmente um juiz comprometido com a Constituição assume a 13ª Vara Federal de Curitiba, algumas figuras já conhecidas e carimbadas da vida jurídica e política voltam à carga, como que para promover uma espécie de segundo turno jurídico, como se fosse possível fazer ‘rescisória’ daquilo que a Suprema Corte brasileira já decidiu”, diz a nota do grupo Prerrogativas.

Na última semana, parlamentares chegaram a protocolar um pedido de afastamento do juiz no Conselho Nacional de Justiça. Assinam a solicitação os deputados federais Deltan Dalagnol (Podemos-PR), Adriana Ventura (Novo-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Alfredo Gaspar (União-AL); e Pedro Aihara (Patriota-MG).

“Se parcela da comunidade jurídica quedou-se silente por um período e, com isso, deixou que o ovo da serpente do arbítrio fosse chocado, pensamos que as lições da história têm de ser aprendidas e que possamos dizer: nunca mais. Nunca mais o conluio de juiz com membro do Ministério Público; nunca mais julgamento por convicção e sem prova; nunca mais ‘condeno porque o réu é meu inimigo’. Não. Nunca mais”, diz trecho da nota do grupo de advogados.

Ainda sobre a Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou o arquivamento de um inquérito contra os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA), nesta sexta-feira (10).

Ambos eram acusados no âmbito da Operação Lava Jato de receberam pagamento de vantagens indevidas por meio de contratos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, entre 2004 e 2014. Sérgio Machado, ex-presidente da empresa, foi responsável pelas acusações em delações feitas à Lava Jato.

Fachin, entretanto, seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) a favor do arquivamento dos inquéritos. “Considerando o relatório conclusivo da autoridade policial [polícia federal] ao opinar pelo esgotamento das linhas de investigação sem corroboração dos fatos investigados, impõe-se deferir o pedido formulado pela PGR”, decidiu o ministro.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu que “a apuração não reuniu suporte probatório mínimo que ampare o oferecimento de denúncia em desfavor dos parlamentares federais investigados”.

Edição: Sarah Fernandes

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Partagas

12/03/2023 - 11h52

A época da dupla da pilantragem Lula – Globo se foi ha muito tempo…hoje vai ser mais dificil contar aos brasileiros que a faxineira viaja para Disney todos os fins de semana comendo picanha em primeira classe …kkkkkkkkkkkkkkkk

yuri

12/03/2023 - 11h44

Eu queria tanto entender por qual motivo no Brasil os juizes falem fora dos autos, fazem comentarios politicos, usam twitter para mandar recados, dao entevistas…quando nao deveriam fazer absolutamente nada disso.

Alguem explica porque nessa plantaçào de bananas as pessoas nao conseguem fazer o proprio papel sem precisar avançar o sinal a cada 2 minutos criando confusao sempre e constantemente preconceitos, confusao e problemas que levam o Brasil a ser a aberraçào que é ?

Alguem consegue explicar ?

Paulo

11/03/2023 - 22h51

“Nunca mais o conluio de juiz com membro do Ministério Público; nunca mais julgamento por convicção e sem prova; nunca mais ‘condeno porque o réu é meu inimigo’. Não. Nunca mais’, diz trecho da nota do grupo de advogados.”

Verdade. Justo, em tese. Mas também não se pode absolver porque o réu é amigo…Lembrando que Lula ameaçou indicar Zanin ao STF (eu acho que não o fará, porque haverá mais perdas do que ganhos políticos, com isso, mas, até aí, ameaçou…).

William

11/03/2023 - 21h18

Póis é…Grupo Prerrogativas de Lavadores de Dinheiro público…

Até juízes são completos idiotas no Brasil…mal acabou de é assumir o cargo e já se lançou na política.

Que lugar ridículo é esse…

EdsonLuíz.

11/03/2023 - 20h53

Você respeitaria um juiz que fósse julgar, por exemplo, um contrabando de diamantes e que usasse no computador a senha “BOLSONARO22” ???? ? ???

EdsonLuíz.

11/03/2023 - 20h44

“Comprometido Constituição”?????????
???????????????????????? ? ? ?

Vejam qual era a senha que esse sujei… este “juiz” usava no computador funcional da Procuradoria:: LUL22.

O mundo pode ter várias outras coisas para falar sobre alguém. Mas sabemos que para falar, mesmo se tiver certeza, junto da certeza tem que ter provas.
Então, vamos ficar só nisto, que isto basta::
▪A senha deste “juiz” no computador da Procuradoria era… LUL22 !!!! ???


Leia mais

Recentes

Recentes