Menu

Dino manda PF investigar espionagem ilegal da Abin no governo Bolsonaro

Nesta quarta-feira, 15, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou à Polícia Federal (PF) um ofício que determina apuração das denúncias de irregularidades envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo reportagem do O Globo, a Abin usou durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro um sistema secreto para monitorar até […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 15, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou à Polícia Federal (PF) um ofício que determina apuração das denúncias de irregularidades envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo reportagem do O Globo, a Abin usou durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro um sistema secreto para monitorar até 10 mil proprietários de celulares no intervalo de 1 ano. Após revelada essa informação, Dino pediu a atuação da PF.

No ofício, Dino destaca que “nos últimos dias, reportagens veiculadas na imprensa nacional trouxeram à tona denúncia relativa a supostos casos de espionagem pela Agência Brasileira de Inteligência – Abin. A instituição teria contratado, em caráter sigiloso, um sistema secreto para monitorar, ilegalmente, os passos de proprietários de aparelhos de telefonia móvel. Com essa ferramenta tecnológica, a Abin conseguiria acessar o histórico de deslocamentos e receber alertas em tempo real”.

“Os fatos, da forma como se apresentam, podem configurar crimes contra a Administração Pública e de associação criminosa tipificados no Código Penal, entre outros. No caso, havendo lesões a serviços e interesses da União, assim como à vista da possível repercussão interestadual do itinerário em tese criminoso, impõe-se a atuação investigativa da Polícia Federal”, prossegue o ministro.

Vale lembrar que durante a solenidade de anúncio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Dino sinalizou a decisão de pedir à PF abertura de investigação. Na última terça-feira, 14, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para investigar as denúncias.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edu

16/03/2023 - 20h15

Vai ver quem autorizou foi algum CORNO miliciano.

carlos

16/03/2023 - 11h41

Eu acho que o governador eleito, Ibaneis Rocha, não deveria ter sido diplomado, pois participou da engenharia, da tragédia de oito de janeiro. E que a tragédia, teve o dedo, dele.

Mandrake

16/03/2023 - 09h36

Com um ministro da justiça entre na favela da Maré sem a autorizaçào de quem manda por là…?

Quem fez de elo entre que manada por là e o ministro para poder entrar tranquilamente na favela ?


Leia mais

Recentes

Recentes