Menu

França tem protestos contra Reforma da Previdência no 1º de maio

Brasil de Fato – A França viveu mais um intenso dia de protestos em diversas cidades nesta segunda-feira. As marchas compõem o 13º dia de manifestações contra a reforma da Previdência. O país europeu já mantém uma tradição de atos no Dia Internacional dos Trabalhadores mas, nesta ocasião, os franceses foram às ruas para expressar […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
A protester faces anti-riot police officers during a demonstration on May Day (Labour Day), to mark the international day of the workers, more than a month after the government pushed an unpopular pensions reform act through parliament, in Toulouse, southwestern France, on May 1, 2023. - Opposition parties and trade unions have urged protesters to maintain their three-month campaign against the law that will hike the retirement age to 64 from 62. (Photo by CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

Brasil de Fato – A França viveu mais um intenso dia de protestos em diversas cidades nesta segunda-feira. As marchas compõem o 13º dia de manifestações contra a reforma da Previdência.

O país europeu já mantém uma tradição de atos no Dia Internacional dos Trabalhadores mas, nesta ocasião, os franceses foram às ruas para expressar a insatisfação contra o aumento da idade mínima da aposentadoria de 62 para 64 anos, implementada pelo atual governo de Emmanuel Macron.

Para garantir a aprovação da mudança, Macron acionou um dispositivo de baixa densidade democrática da década 1950 que permite passar propostas de lei sem o aval do parlamento.

Os atos foram convocados pela Intersindical, que pediu que o dia fosse “de mobilização popular contra a reforma previdenciária e pela justiça social”. Foram registrados conflitos em várias regiões, com uso de bombas de gás lacrimogênio pelas forças de segurança.

Segundo o jornal Le Monde, a manifestação em Lyon foi tomada pela violência policial. Informações do Ministério do Interior revelam que foram convocados mais de 12 mil policiais em toda a França e, destes, 5 mil foram destinados à capital Paris, que também contou com o uso de drones.

Diversos países sinalizaram preocupação neste 1º de Maio à Organização das Nações Unidas (ONU) pelo uso excessivo de violência contra manifestantes na França. São eles: Suécia, Dinamarca, Liechtenstein, Noruega, Luxemburgo e Malásia, além de Rússia, Venezuela e Irã.

Mesmo com o desfecho da tramitação da proposta de mudança previdenciária, organizações sindicais insistem que o governo deve ouvir as ruas e voltar atrás.

Sophie Binet, Secretária da Confederação Geral do Trabalho (CGT), sustentou que ainda há tempo de ganhar a batalha contra a reforma e convocou os trabalhadores a irem aos protesto “em massa” pois “a manifestação do dia 1º de maio também é uma festa popular”.

O CFDT informou, por meio de sua conta no Twitter, que “cerca de cinquenta sindicalistas estrangeiros” expressaram solidariedade ao movimento social francês na luta contra a reforma.

Em uma sinalização a organizações sindicais estrangeiras, a entidade afirmou que “é um grande presente que os sindicatos franceses deram aos trabalhadores de toda a Europa e uma grande lição de espírito de luta”.

Europa registra protestos em diversos países
Protestos exigindo mais direitos trabalhistas também foram registrados em diversos países do Europa. Em Londres, houve uma grande manifestação na Praça Trafalgar. Os ingleses pedem reajustes de salário, melhores condições de trabalho e preservação dos empregos.

Na Espanha e Portugal, trabalhadores também querem melhorias nos salários e exigem que governos sejam mais solidários com refugiados.

Na Itália, três grandes centrais sindicais (CGIL, CISL e UIL) lançaram uma campanha unificada pela valorização do trabalho, que deve se estender ao longo do ano.

A guerra da Ucrânia tem impactado a cadeia de fornecimento de commodities e combustíveis a países europeus, sobretudo grãos, gás, e fertilizantes – os últimos, eram provenientes, em grande parte, da Rússia.

Problemas no abastecimento tem acarretado no aumento da inflação, o que deve ser fator preponderante para manter protestos em alta em toda a região.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

01/05/2023 - 23h46

Impressionante o que ocorre na França. Aqui, a população aceitou um maior rigor na Reforma da Previdência sem questionar nada…Parabéns aos franceses!


Leia mais

Recentes

Recentes