Menu

OMS altera status da pandemia de Covid-19 no cenário internacional

“A covid mudou nosso mundo e nos mudou”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em comunicado nesta sexta (5). Com o argumento de que a pandemia está em tendência de queda há mais de um ano, o diretor-geral anunciou que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global. “O Comitê de Emergência se […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução: Pexels

“A covid mudou nosso mundo e nos mudou”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em comunicado nesta sexta (5). Com o argumento de que a pandemia está em tendência de queda há mais de um ano, o diretor-geral anunciou que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global.

“O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse Tedros no comunicado.

Após decretar a Covid-19 como Emergência de Saúde Pública de importância Internacional (ESPII) há três anos, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a retração da doença, acompanhado a decisão de diversos países, como o Brasil e os EUA, que já tinham suspendido seus estados de emergência locais.

Os esforços mundiais em torno do combate e prevenção da covid-19 através da vacinação em massa de grande parte do planeta, resultaram numa vertiginosa queda no número de casos e mortes ocasionados pela doença. No entanto, não considerar mais a Covid como emergência de saúde global, não significa que a pandemia deixou de existir.

“Isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos”, completou o diretor-geral da organização.

A líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, enfatiza a importância da diferenciação dos termos ESPII e Pandemia. Um decreto de Emergência de Saúde Pública de importância Internacional é feito para coordenar esforços pelo globo em prol de uma causa, segundo Kerkhove é “uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior”.

O status de Pandemia diz respeito à capacidade de uma doença se disseminar pelo globo rapidamente, caracterizando um surto. A líder salienta a importância de manter os cuidados e “não baixar a guarda”, porque “esse vírus está aqui conosco e veio para ficar”, disse Kerkhove em um comunicado da OMS no início do ano.

Depois de três anos da declaração de emergência de saúde global, a Covid-19 matou, segundo a OMS, mais de 7 milhões de pessoas e contaminou cerca de 764 milhões. A organização também estima que 5 Bilhões de pessoas tenham recebido pelo menos uma dose da vacina, facilitando o combate ao vírus.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes