Menu

Bolsonarista provoca Zeca Baleiro em show que responde: “Cala sua boca”, veja

Cantor foi interrompido no seu show em Alagoas e teve que explicar legislação sobre Lei Rouanet para um homem na plateia O cantor Zeca Baleiro estava fazendo um show na cidade de Penedo (AL), neste último sábado, 6, quando foi interrompido por um homem na plateia mencionando a Lei Rouanet “E a Lei Rouanet?”, disse […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Cantor foi interrompido no seu show em Alagoas e teve que explicar legislação sobre Lei Rouanet para um homem na plateia

O cantor Zeca Baleiro estava fazendo um show na cidade de Penedo (AL), neste último sábado, 6, quando foi interrompido por um homem na plateia mencionando a Lei Rouanet “E a Lei Rouanet?”, disse o espectador, diante disso, o cantor convidou o espectador para subir ao palco e explicar aos presentes o que significa essa lei, mas o homem não aceitou.

“Venha falar sobre Lei Rouanet. Não sabe porra nenhuma, bicho. Cala a sua boca aí. Não sabe o que falar não fala… Tem parente seu que foi beneficiado pela lei, porque isso gera trabalho para uma cadeia imensa de trabalhadores. Isso é ignorância sua, não sai falando isso por aí não… E pode se retirar do meu show, se quiser”, declarou.

Zeca ainda declarou a importância de se manifestar politicamente, mesmo tendo críticas à esquerda brasileira e ao PT, acrescentou o artistas. Ainda na confusão ele afirmou ter votado no Presidente Lula em 2022.

A Lei Rouanet, atualmente, não dá dinheiro público para os artistas, a legislação é uma autorização do governo para buscar patrocínio e recursos financeiros com empresas privadas para o seu evento para que o valor destinado seja descontado do imposto de renda dos patrocinadores. Com isso, o patrocinador fica responsável por repassar o valor solicitado em contrato para os contemplados pela Lei.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

08/05/2023 - 21h38

Zeca Baleiro não é oportunista nem estava legislando em causa própria.

Estava defendendo a classe artística tão maltratada na era sombria por que passamos. Está adotando uma posição política diante da vida!

Alguém que lança a pecha de “oportunista” para o setor da cultura, tão caro para todos nós, já inculcou a retórica bolsonarista.

EdsonLuíz.

08/05/2023 - 15h45

Eu quero que meu dinheiro seja cuidado para incentivar a carreira de trabalhadores artistas que são anônimos e precisam ser financiados ; não quero que meu dinheiro sirva para engordar a conta de artistas famosos. Os famosos já ganham o nosso dinheiro quando vamos aos shows ou compramos seus discos.
Tenho todos os discos de Zeca Baleiro, eu acho. Ouvi muito e hoje nem sei onde estão ou se eu dei. Zeca Baleiro é I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L !!

Mas cantores famosos não precisam ganhar dinheiro público para desenvolverem suas carreiras. Só imbecis acham que dinheiro público deve ser dado para Cláudia Raia ou Maria Bethânia ou para qualquer outro famoso.

Tem muito oportunista nesse meio. Qualquer um artista famoso, que não precisa, mas que pega dinheiro público em projeto de incentivo, não tem NENHUMA dignidade e está tirando dinheiro que deveria ser dado ao colega mais anônimo para desenvolver a carreira.

Patriotário

08/05/2023 - 14h38

Aqui em O Cafezinho temos o veio da cueca borrada. Ou o pianca mole …
hahahahahahahaha

Alexandre Neres

08/05/2023 - 11h28

Viva o Zeca Baleiro! Correto e íntegro como de praxe.

Do outro lado, Pianca e bolsominions. Tudo a ver. As divergências são em torno de questiúnculas.

EdsonLuíz.

08/05/2023 - 08h10

Bem inconveniente a abordagem do expectador, feita a Zeca Baleiro no meio de um show. E a Lei Rouanet de incentivo à cultura é importante. Em todo país que preza a cultura, sempre que o país pode separar algum recurso para fomentá-la ele o faz.

Mas o argumento tão repetido de que não está sendo dado…

…dinheiro público para os artistas por meio da Lei Rouanet, e o que está sendo dada é apenas uma autorização do governo para o artista buscar patrocínio e recursos financeiros com empresas privadas para o seu evento para que o valor destinado seja descontado do imposto de renda dos patrocinadores …

…só mostra que o país dá, sim, dinheiro para o artista por meio da Lei Rouanet.

Afora ser um mecanismo de incentivo à cultura, a Lei Rouanet é um mecanismo de RENÚNCIA FISCAL::
▪::O dinheiro que qualquer empresa repassa para o artista por meio da Rouanet é DESCONTADO do Imposto de Renda que ela recolheria à Receita Federal. Portanto, se o país está renunciando àqueles recursos que receberia e que deixarão de ser arrecadados porque foi autorizado às empresas que os repassasse ao artistas, está havendo uma renúncio do país àqueles recursos e quem de fato está patrocinando o trabalho artístico é o país, somos nós, e não as empresas.

Se no período de um ano for autorizada a captação de R$1.000.000.000,00 de reais por meio da Lei Rouanet, serão R$1.000.000.000,00 de reais a menos de impostos que serão recolhidos ao Tesouro Federal e cuja distribuição poderia ser alocada no próprio Orçamento, sem nenhuma necessidade da Lei Rouanet.

Mecanismos como a Lei Rouanet são muito importantes, mas só se justificam se houver contrapartida das empresas que veiculam suas marcas, pelo pagamento de parte do valor do “patrocínio”.com os próprios recursos, e não os de impostos que já recolheriam.

E, para problematizar, eu coloco para reflexão uma crítica diferente da crítica feita por bolsonaristas à Lei Rouanet de incentivo à cultura.

A crítica dos bolsonaristas é no sentido de acabar com a Lei Roanet; a minha, pelo contrário, é para redirecioná-la àqueles artistas que necessitam de recursos por ainda não contarem com público consumidor suficiente para viabilizar financeiramente os seus trabalhos artísticos.

Se um anônimo se apresenta no escritório de alguma empresa que recolhe volume importante de Imposto de Renda pedindo o “patrocínio da empresa” por meio da Lei Rouanet, a empresa não se interessa porque patrocinar aquele anônimo não vai dar o resultado para a imagem da empresa que um artista famoso daria.

Ocorre que para o artista já famoso aquele “patrocínio” significa um dinheiro a mais que ele ganhará e que se somará ao dinheiro da bilheteria, que não costuma ser pouco quando o artista é famoso.

Já para o artista anônimo ou com pouca fama o patrocínio artístico pela Rouanet, que de fato é um patrocinio do país e não da empresa, é fundamental para ele fazer seu trabalho porque ele não consegue se viabilizar somente com o que ganha na bilheteria.

É preciso um redirecionamento na concessão dos recursos públicos com renúncia de impostos que são distribuidos para a Lei Rouanet ::
▪Autorizar para, por exemplo, a atriz Cláudia Raia ou a cantora Maria Bethânia fazerem a captação de recursos de impostos por meio da Lei Rouanet e não para o artista anônimo que não consegue viabilizar seu trabalho apenas com o que ganha na bilheteria é a mesma coisa que pegar os recursos, por exemplo, do BNDES e repassá-los para o Odebrecht ou para a J&F do Joerlei Batista e não para a pequena empresa que esta começando e não tem muita chance de pegar recursos nos Bancos privados.

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br.


Leia mais

Recentes

Recentes