Menu

Turquia eliminou ‘tutela ocidental’ e já não presta atenção a declarações dos EUA, revela ministro

Sputnik – O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, disse que o país não presta atenção às declarações do presidente dos EUA e que, se Ancara confiasse em Washington, o destino do país seria semelhante ao do Afeganistão, de acordo com o jornal Hurriyet. Soylu já tinha acusado os EUA de tentar estabelecer um […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Son Güncelleme

Sputnik – O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, disse que o país não presta atenção às declarações do presidente dos EUA e que, se Ancara confiasse em Washington, o destino do país seria semelhante ao do Afeganistão, de acordo com o jornal Hurriyet.

Soylu já tinha acusado os EUA de tentar estabelecer um Estado terrorista próximo às fronteiras do país. Após o ataque terrorista em Istambul no ano passado, Ancara não aceitou as condolências de Washington.

Na semana passada, durante uma reunião com organizações juvenis, ele disse que os EUA “continuam a perder sua reputação”, que todo o mundo “odeia os Estados Unidos” e que a Europa é um “peão” deles.

“Com Tayyip Erdogan [presidente turco], foi eliminada a tutela ocidental. Não há nenhuma instituição nas mãos do executivo que seja pró-Ocidente agora. Houve uma época em que a mídia na Turquia era orientada para o Ocidente. Se os embaixadores dos EUA diziam algo, isso se tornava notícia de primeira página. Agora, se o presidente dos EUA diz algo, a Turquia não presta atenção”, disse Soylu.

O ministro também chamou a atenção para a ameaça de criação de um “Estado terrorista” próximo das fronteiras do país e no próprio território turco, como na região de Hatay, onde aconteceu o terremoto violento.

“Eu estive em Hatay e mostramos como Hatay é importante em um terremoto. Agora, quão seguro seria ter um Estado terrorista nessa região? Se tivéssemos confiado nos EUA nessa questão, teríamos acabado como o Afeganistão”, enfatizou.

Soylu afirmou ainda que, combatendo o terrorismo, a Turquia está, na verdade, combatendo os Estados Unidos.

As rebeliões curdas na Turquia são um conflito armado entre o governo da Turquia e as milícias do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) que lutam pela autonomia curda dentro da Turquia.

O conflito armado com o PKK começou na Turquia em 1984 e foi retomado em 2015. A organização também opera no norte da Síria e no Iraque, sendo frequente alvo de operações aéreas e terrestres por parte de Ancara.

“Não estamos lutando contra o PKK, estamos lutando contra os EUA. Será que somos tão ingênuos a ponto de não sabermos disso? Nós sabemos. Os EUA querem criar um Estado terrorista no país.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes