Menu

SECOM também está preocupada com articulação do governo

Numa semana onde Arthur Lira (PP-AL) e Planalto está preocupado em reorganizar a sua articulação política depois de alguns problemas nos últimos dias já que ao tentar mudar o marco do saneamento, o governo sequer conversou com os líderes na Câmara, uma situação que anda de mãos dados com o fato de que centenas de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Magno Romero/Divulgação/Planalto

Numa semana onde Arthur Lira (PP-AL) e Planalto está preocupado em reorganizar a sua articulação política depois de alguns problemas nos últimos dias já que ao tentar mudar o marco do saneamento, o governo sequer conversou com os líderes na Câmara, uma situação que anda de mãos dados com o fato de que centenas de cargos no segundo escalão ainda não foram nomeados ou indicados. E ainda para completar, já existem aliados no Congresso reclamando de falta de diálogo do Planalto.

Com tantas dificuldades na articulação política, o tema também entrou na pauta da Secretaria de Comunicação Social (SECOM).

Segundo uma avaliação da pasta, que olha para a discussão mais focada na percepção da imprensa sobre o assunto, partindo de uma perspectiva editorial, a cobertura jornalística dominante ainda afirma que o governo está sob pressão para garantir o apoio da base aliada e está agindo com urgência.

Na avaliação da Secom a cobertura sobre o tema está concentrada principalmente em registrar gestos e movimentações do governo federal no sentido de fortalecer suas relações com o Congresso. Eles também estão acompanhando com atenção a repercussão da reportagem do jornal Estado de São Paulo que trata sobre o pagamento de R$ 9 bi em emendas retidas.

A pasta também vê que quase todas as análises e especulações sobre o tema “articulação” estão em linha por todo a imprensa.

Parece que o tema não ficou só no gabinete presidencial, na Casa Civil ou nas Relações Institucionais e anda mobilizando muito mais do que se imagina dentro do Palácio do Planalto.

A avaliação da SECOM mostra que o governo ainda está muito mais exposto aos noticiários do que pautando-os de fato, contando com a atuação isolada de alguns Ministros sem uma estratégia de comunicação efetiva, cabe ao Planalto decidir qual será a sua abordagem sobre a a comunicação e articulação política, temas que viraram verdadeiras vidraças para Lula.

Enquanto isso, a oposição segue sem a capacidade de causar dificuldades efetivas para o governo.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes