Menu

Até quando, Amaro?

Conforme eu disse à exaustão aqui, o presidente Lula não pode sair do Brasil que o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Amaro, desanda a dar entrevistas e fazer declarações aos quatro cantos. Entre o retorno do presidente que estava na China até a decolagem de seu avião para o Japão nesta quarta-feira, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente da República, Jair Bolsonaro, cumprimenta o Comandante Militar do Sudeste indicado, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos. Foto: Marcos Corrêa/PR

Conforme eu disse à exaustão aqui, o presidente Lula não pode sair do Brasil que o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Amaro, desanda a dar entrevistas e fazer declarações aos quatro cantos.

Entre o retorno do presidente que estava na China até a decolagem de seu avião para o Japão nesta quarta-feira, quantas vezes você escutou o general e suas declarações na imprensa ou então “boatos” envolvendo a segurança presidencial?

Já na quarta-feira (17), uma matéria com fonte anônima circulou na imprensa reforçando a necessidade de militarização da segurança presidencial e pregando o fim da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República (SESP) que hoje é composta majoritariamente por civis e cuida da segurança presidencial. Um dia depois vem uma entrevista do próprio Amaro (que estava em silencio enquanto Lula estava no Brasil), também no mesmo sentido.

Só no período em que Lula estave em transito para o Japão, uma série de declarações, movimentações e nomeações “suspeitas” ocorreram na área da segurança presidencial (veja aqui e aqui) e mais uma vez como na semana passada, tudo na ausência do presidente no país.

Essa semana, durante uma audiência no Congresso Nacional, José Múcio, Ministro da Defesa afirmou que “esse 8 de janeiro, isso tem de passar um dia. Nada pior do que viver sob suspeição, né?”.

Mas como não viver em suspeição se basta o presidente sair do país e se um general pinta e borda como se não precisasse prestar contas ou ter responsabilidade com o que diz e faz? Da ultima vez, até carão passou, Amaro falou sobre reforçar a segurança do Planalto, sobre muros e afins e a primeira coisa que Lula vez ao voltar da China foi remover as grades dos prédios oficiais em Brasília e dias depois até mesmo as barreiras de concreto na entrada do Alvorada. Tudo amplamente divulgado e embalado por uma cerimonia simbólica feita pelo próprio presidente.

Até onde eu sei, isso não é muito diferente das “genialidades” tão duramente e acertadamente criticadas por Lula há alguns meses atrás onde os Ministros Civis desandavam a dar declarações aos 4 ventos sem alinhar com o Planalto.

Será que Lula vai repreender o general da mesma forma que repreendeu os demais ministros? Todos os civis pararam de dizer “genialidades”. Ficou apenas Amaro, o militar e que faz muito pior que os civis!

Espera Lula sair do Brasil para disparar suas vaidades.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes