Menu

Lula ainda não decidiu se vai se encontrar com Zelensky

O Itamaraty confirmou a TV Globo que o Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, que chegou à Hiroshima neste sábado (20), propôs uma reunião bilateral com Lula. O governante brasileiro, no entanto, ainda não sabe se aceitará o pedido do encontro. O governo brasileiro acredita que essa atitude de Zelenksy seria um método para pressionar o Brasil […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Itamaraty confirmou a TV Globo que o Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, que chegou à Hiroshima neste sábado (20), propôs uma reunião bilateral com Lula. O governante brasileiro, no entanto, ainda não sabe se aceitará o pedido do encontro.

O governo brasileiro acredita que essa atitude de Zelenksy seria um método para pressionar o Brasil a ter um posicionamento definido quanto à Guerra que acontece entre Rússia e Ucrânia. Atualmente o país se coloca como neutro, mas como todos os países presentes na reunião do G7, condena as ações do governo russo e trabalha por acordos de paz.

O Brasil se encontra nessa situação porque ocupa o bloco econômico de países emergentes, o BRICS, junto com a Rússia, esforçando-se para que o confronto se resolva o mais rápido possível através de soluções multilaterais.

A ação de Zelensky não se restringe apenas ao governo brasileiro. O Presidente ainda tenta alinhar o posicionamento da Índia, país que também compõe o Brics, com a narrativa ucraniana do confronto.

Lula foi perguntado neste sábado se participaria da reunião e disse que ainda não tinha certeza. O encontro não consta na agenda presidencial de domingo (21), de acordo com as informações divulgadas pelo governo brasileiro.

Neste sábado (20), o Presidente do Brasil se reuniu com Emmanuel Macron, Presidente Francês, e com Olaf Scholz, o Primeiro-Ministro alemão. “Falamos sobre a preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia. Estamos retomando a amizade e parceria entre nossos países, podemos fazer muitas coisas juntos”, declarou Lula em suas redes sociais a respeito da reunião com Macron.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes