Menu

Racismo na La Liga: Ministério da Igualdade no Brasil e na Espanha emitem nota conjunta sobre caso Vini Jr.

Em nota conjunta, emitida nesta terça-feira (23), o Ministério da Igualdade Racial espanhol e brasileiro se pronunciaram sobre o caso do atletla Vinícius Junior, atual atacante do Real Madrid. O texto foi assinado pelas ministras Irene Montero, da Espanha, e Anielle Franco, do Brasil. No comunicado, os ministérios expressaram solidariedade ao solidariedade incondicional a Vini […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Vini Jr. sofre racismo na La Liga Imagem: REUTERS / Pablo Morano

Em nota conjunta, emitida nesta terça-feira (23), o Ministério da Igualdade Racial espanhol e brasileiro se pronunciaram sobre o caso do atletla Vinícius Junior, atual atacante do Real Madrid. O texto foi assinado pelas ministras Irene Montero, da Espanha, e Anielle Franco, do Brasil.

No comunicado, os ministérios expressaram solidariedade ao solidariedade incondicional a Vini Jr., assim como a todos os atletas, profissionais ou não, que enfrentam diariamente a violência racista no esporte. “O esporte deve ser um reflexo dos valores de igualdade, respeito e diversidade que norteiam nossas sociedades e nele não há lugar para quem propaga mensagens de ódio, racismo, perseguição e intolerância”, afirmaram.

O documento ainda lembrou que, no mês passado, os dois governos assinaram um memorando de entendimento que pretendia combater a discriminação e promover a igualdade racial. “O referido acordo baseia-se no fato de que o racismo é estrutural em nossas sociedades e que eventos como o ocorrido em Valência não são eventos isolados, mas estão profundamente enraizados na sociedade”, declararam os ministérios.

A nota ainda menciona as medidas anunciadas pelos governos brasileiro e espanhol. Na Espanha, destaca-se a proposta da “futura Lei do Racismo” pelo Ministério da Igualdade, que ainda aguarda implementação. Por sua vez, no Brasil, há a iniciativa de elaboração de um “programa nacional de combate ao racismo no esporte” pelos ministérios de Igualdade Racial, Esporte e Justiça.

“Os Estados signatários, por meio desta Comunicação Conjunta, insistem nesse compromisso compartilhado antirracista e feminista e na importância de realizar ações concretas e efetivas para promover a igualdade e o combate ao racismo como pilares essenciais para o desenvolvimento de ambos os países”, finalizaram.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes