Menu

CPI do 8 de janeiro: primeiro pedido de comparecimento de Jair Bolsonaro

Os convites das comissões de inquérito não configuram obrigatoriedade de comparecimento A CPI dos atos golpistas, que pretende analisar com mais profundidade os acontecimentos do 8 de janeiro, teve o primeiro requerimento para o comparecimento de Jair Bolsonaro apresentado na tarde desta sexta-feira (26). O pedido foi proposto pelo deputado Rogério Corrêa (PT-MG). Além disso […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Além do Ex-presidente, Mauro Cid também foi alvo de requerimento - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os convites das comissões de inquérito não configuram obrigatoriedade de comparecimento

A CPI dos atos golpistas, que pretende analisar com mais profundidade os acontecimentos do 8 de janeiro, teve o primeiro requerimento para o comparecimento de Jair Bolsonaro apresentado na tarde desta sexta-feira (26).

O pedido foi proposto pelo deputado Rogério Corrêa (PT-MG). Além disso o senador Rogério Carvalho (PT-SE) também apresentou nesta sexta um requerimento referente a Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, preso no início de maio por ser o suposto operador do esquema de falsificação de registros de vacinação do ex-presidente e de outras pessoas ligadas a ele.

Os requerimentos da CPI são caracterizados como convites, logo, não possuem função coercitiva, o que permite que Bolsonaro não compareça caso não queira. Entretanto, na semana passada, o ex-presidente esteve no gabinete de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e foi questionado se compareceria caso fosse convocado à CPI. “Qualquer cidadão convocado tem que vir”, afirmou Bolsonaro.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada na última quinta-feira (25) e já possui 377 requerimentos gerais, contando com os realizados nesta sexta (26). Entre eles há convocações, quebras de sigilo e pedidos de liberação de informações.

A votação dos requerimentos, incluindo os que pedem o comparecimento de Jair Bolsonaro e Mauro Cid, deve acontecer na semana que vem.

O portal de notícias G1 entrou em contato com a assessoria do ex-presidente para perguntar se Bolsonaro confirma o comparecimento na CPI, mas não obteve resposta.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes