Menu

Lula nomeia primeira mulher embaixadora dos EUA

O presidente Lula nomeou, nesta segunda-feira (29), a primeira mulher a assumir o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Nunca, na história do país, um nome feminino havia sido escolhido para a embaixada do país norte-americano. A nomeação de Viotti foi publicada no Diário Oficial da União, mas o Senado já havia aprovado […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil

O presidente Lula nomeou, nesta segunda-feira (29), a primeira mulher a assumir o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos.

Nunca, na história do país, um nome feminino havia sido escolhido para a embaixada do país norte-americano.

A nomeação de Viotti foi publicada no Diário Oficial da União, mas o Senado já havia aprovado a indicação da diplomata no início deste mês.

Maria Luiza Ribeiro Viotti tem 69 anos e é natural de Belo Horizonte. Ela iniciou a carreira em 1976, passando por diversos cargos do governo, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais (2004 a 2006) e diretora do Departamento de Organismos Internacionais (2006 a 2007).

Também assumiu cargos no exterior, chefiando o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, entre 2017 e 2022. Além disso, atuou como conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (2007 a 2013) e embaixadora do Brasil em Berlim (2013 a 2016).

Além da nomeação de Viotti como embaixadora, Lula escolheu diplomatas para outras embaixadas brasileiras em diferentes países. Como: Ricardo Tavares, embaixador na França; Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador no Egito; Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador na Índia; Julio Bitelli, embaixador na Argentina; Everton Vieira Vargas, embaixador na Santa Sé; e Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes