Menu

STF retoma julgamento de Lira sobre denúncia por corrupção passiva

No momento em que intensifica-se a quebra de braço entre o poder executivo e o líder da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o STF autorizou a análise de um recurso apresentado pelo parlamentar em relação a uma acusação recebida em 2019 pelo tribunal. A avaliação desse caso está agendada para a próxima terça-feira (6), […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

No momento em que intensifica-se a quebra de braço entre o poder executivo e o líder da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o STF autorizou a análise de um recurso apresentado pelo parlamentar em relação a uma acusação recebida em 2019 pelo tribunal.

A avaliação desse caso está agendada para a próxima terça-feira (6), perante a primeira turma. Em 2020, com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello (que se aposentou posteriormente), a maioria do colegiado decidiu rejeitar o recurso e manter a condição de réu de Lira por corrupção passiva. Em seguida, o ministro Dias Toffoli solicitou mais tempo para examinar os documentos do processo.

Conforme uma denúncia apresentada em abril de 2018 pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, alegou-se que Lira teria recebido uma propina no valor de R$ 106 mil do então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo. A suspeita era de que Colombo buscava apoio político de Lira para se manter no cargo.

A quantia foi apreendida no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na posse de um assessor parlamentar de Lira. O assessor tentou embarcar para Brasília com o dinheiro escondido em suas roupas.

A investigação sobre o suborno relacionado à CBTU teve início a partir das delações do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Youssef.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

01/06/2023 - 08h20

Esse é o verdadeiro achacador ele não larga por um momento o lula, por que ele acha que tem que está nos olofotes, ele é a principal estrela da política, se acha acima de Deus, reconheça a sua insignificância, e não fique com picuinha, achando que é a Rainha da Inglaterra.


Leia mais

Recentes

Recentes