Menu

União Brasil negocia indicação de aliado de Lira para governo de Lula

Após uma semana tumultuada na articulação política do Palácio do Planalto, o partido União Brasil está em negociações avançadas com o governo para indicar o deputado Celso Sabino (União-PA), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para um ministério. As conversas progrediram nesta sexta-feira, e a inclusão do parlamentar no governo é vista como […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Najara Araújo / Câmara dos Deputados

Após uma semana tumultuada na articulação política do Palácio do Planalto, o partido União Brasil está em negociações avançadas com o governo para indicar o deputado Celso Sabino (União-PA), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para um ministério. As conversas progrediram nesta sexta-feira, e a inclusão do parlamentar no governo é vista como uma maneira de melhorar as relações entre o Executivo e o Legislativo.

Embora o presidente Lula tenha desacelerado publicamente a possibilidade de uma reforma ministerial no momento, membros do Planalto veem a reorganização como necessária para aliviar a tensão. Lira cobrou mudanças na articulação política, ameaçando bloquear pautas de interesse do governo na Câmara. O União Brasil defende que Sabino assuma o Ministério do Turismo, ocupando o lugar de Daniela Carneiro, também deputada pelo partido, mas considerada uma indicação pessoal de Lula. Por sua vez, o Planalto sinaliza com a pasta das Comunicações, ocupada atualmente por Juscelino Filho, também deputado do União Brasil.

Para o governo, manter Daniela Carneiro no Turismo seria uma jogada inteligente para evitar atritos com o Republicanos, partido para o qual ela deve migrar durante a janela partidária. Além disso, Juscelino não é considerado um nome que atenda às demandas da bancada do União Brasil e traga votos para o governo.

Celso Sabino é um aliado próximo de Lira. As principais reuniões da campanha para a presidência da Câmara, em 2021, ocorreram em seu apartamento funcional. O deputado também estreitou laços com a cúpula do União Brasil recentemente e tem sido visto frequentemente ao lado de Antônio Rueda, vice-presidente do partido.

Atualmente, o União Brasil possui três ministros: Waldez Goes (Integração Nacional), Daniela Carneiro (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações). No entanto, os deputados do partido não se sentem representados. Eles afirmam que Waldez é leal apenas ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) e que as escolhas de Daniela e Juscelino não contaram com a participação dos parlamentares do partido.

Daniela até mesmo solicitou sua desfiliação do União Brasil, enquanto seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, se filiou ao Republicanos. Embora a bancada do partido na Câmara tenha aspirado por pastas mais relevantes, espera-se que a relação com o partido melhore após o ajuste ministerial.

Na quarta-feira (31), Lula convocou o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, para o Planalto e reconheceu que a forma como os ministros do partido foram escolhidos foi equivocada. Elmar, que tentou ser ministro da Integração Nacional, mas foi vetado por ser adversário do PT na Bahia, agora, segundo aliados, não tem tentado ingressar novamente no governo. Seu principal objetivo é se tornar presidente da Câmara na sucessão de Lira.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

02/06/2023 - 21h16

Democracia!
A solução para este relacionamento desavergonhado entre Executivo Federal e Leguslativoe comprado a dinheiro é,,,

…DEMOCRACIA!!!

▪Mas como moralizar essa relação política, torná-la democrática e republicanamente progressista, se o ídolo de um dos dois maiores líderes dessa nossa política é o TORTURADOR Carlos Alberto Ustra e o ídolo do outro líder é o ditador da Venezuela Nicolás Maduro e outros ditadores?


Leia mais

Recentes

Recentes