Veja como Eduardo Cunha ajudou a Lava-Jato para enfraquecer o PT

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo a revista VEJA, Tony Garcia, o delator responsável por expor irregularidades cometidas por Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa durante a Lava-Jato, comparecerá no dia 9 do próximo mês para prestar um depoimento com detalhes ainda mais contundentes acerca das práticas empregadas pela operação.

Durante as fases iniciais da Lava-Jato, quando o foco principal da força-tarefa eram os líderes do PT, Tony Garcia revela a existência de uma parceria peculiar. Os procuradores da Lava-Jato utilizavam Garcia como uma ponte para obter informações clandestinas sobre os esquemas do partido.

A fonte dessas consultas, intermediadas por Garcia, era o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Garcia relata que levava questões da força-tarefa ao deputado, que se incumbia de auxiliar os procuradores a compreender quem estava envolvido, quem recebia subornos e quem garantia o funcionamento do esquema de corrupção na Petrobras.

O testemunho de Garcia revela uma perspectiva até então desconhecida dos acontecimentos da Lava-Jato. Ele expõe a colaboração, mesmo que indireta, entre os investigadores da força-tarefa e Eduardo Cunha com o objetivo de enfraquecer o Partido dos Trabalhadores.

Garcia relata que, em determinado momento, os procuradores enviaram uma mensagem a Cunha, que foi prontamente transmitida por ele ao deputado: “Ele está ajudando, mas diga a ele que quando chegar a hora dele, vamos prendê-lo”.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.