Menu

Petistas planejam construir base própria sem romper com Lira

Diante das derrotas consecutivas em votações na Câmara dos Deputados, membros do PT têm considerado a possibilidade de estabelecer uma base de apoio própria, visando reduzir a dependência em relação às habilidades de articulação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Uma das propostas em discussão é a tentativa de atrair parlamentares de partidos como […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Câmara

Diante das derrotas consecutivas em votações na Câmara dos Deputados, membros do PT têm considerado a possibilidade de estabelecer uma base de apoio própria, visando reduzir a dependência em relação às habilidades de articulação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Uma das propostas em discussão é a tentativa de atrair parlamentares de partidos como União Brasil, PP, PL e Republicanos, com o intuito de se afastar do atual presidente da Câmara e formar uma base mais sólida para futuras votações.

Membros do PT afirmam que Arthur Lira incentivou a gestão do presidente Lula a adotar essa estratégia ao declarar, após a votação da MP dos Ministérios, que o governo teria que “andar com as próprias pernas”. Uma parcela do PT argumenta que os fracassos recentes demonstram que a estratégia de terceirizar a articulação política para Lira não funcionou. Eles consideram importante formar um grupo próprio ou até mesmo um bloco governista.

Porém, há resistência interna em relação a essa ideia. Carlos Zarattini (PT-SP) afirma que isso seria o fim do governo. Segundo o deputado, a estratégia adequada seria ouvir os deputados que atualmente compõem os partidos aliados, identificar os problemas e resolvê-los. É necessário falar com cada um deles e cuidar da base.

Os parlamentares destacam a importância de ter cuidado para que a busca por maior autonomia em relação a Lira não o transforme em um opositor, relembrando o trauma da ruptura entre Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Cunha em 2015, que abriu caminho para o impeachment da presidente no ano seguinte.

Lira ainda está enfrentando pressão após a operação da Polícia Federal que teve como alvo um de seus aliados na última quinta-feira (1). Segundo aliados, sua irritação pode levá-lo a se distanciar do Executivo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes