Menu

Estados Unidos suspendem envio de suprimentos à Etiópia

A agência de desenvolvimento internacional dos EUA (USAID) disse, nesta quinta-feira (8), que irá suspender a ajuda alimentar à Etiópia porque as doações estavam sendo desviadas das pessoas necessitadas. Um porta-voz da agência disse em comunicado que “uma campanha ampla e coordenada está desviando a assistência alimentar do povo etíope”, mas sem direcionar quaisquer suspeitos. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bandeira da Etiópia - Foto: Pexels

A agência de desenvolvimento internacional dos EUA (USAID) disse, nesta quinta-feira (8), que irá suspender a ajuda alimentar à Etiópia porque as doações estavam sendo desviadas das pessoas necessitadas.

Um porta-voz da agência disse em comunicado que “uma campanha ampla e coordenada está desviando a assistência alimentar do povo etíope”, mas sem direcionar quaisquer suspeitos.

A Etiópia atravessa uma grande seca e vive as consequências de uma guerra que aconteceu na região norte do país, em Tigray. O país contabiliza mais de 20 milhões de pessoas que precisam de ajuda alimentar.

O grupo de doação humanitária (HRDG), composto por diversos países, incluindo os EUA e a USAID, produziram um documento, segundo apuração da agência de notícias Reuters, acusando militares etíopes pelo desvio de alimentos.

“O esquema parece ser orquestrado por entidades do governo federal e regional, com unidades militares em todo o país se beneficiando de assistência humanitária”, diz o documento do HRDG.

Porta-vozes do governo da Etiópia e militares abordados pela Reuters não responderam à perguntas sobre a situação. A USAID também não comentou sobre o documento produzido pelo HRDG.

A situação foi discutida nesta quinta (8) pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken e o ministro de relações exteriores da Etiópia, Demeke Mekonnen em conferência na Arábia Saudita. Segundo o departamento de Estado dos EUA, eles trabalharão em conjunto com a Etiópia, conduzindo uma investigação para solucionar o caso.

O porta-voz da USAID disse que a agência voltará a prestar assistência alimentar assim que estiver segura da entrega correta dos suprimentos.

Conflito em Tigray

Uma guerra de dois anos em Tigray entre o governo federal etíope e as forças lideradas pelo partido político dominante na região terminou com uma trégua em novembro de 2022, depois de matar dezenas de milhares de pessoas e criar condições de fome para centenas de milhares.

A crise alimentar da Etiópia se aprofundou nos últimos anos como resultado da guerra em Tigray e da pior seca no chifre da África em décadas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes