Menu

Especialista em chimpanzés de Yale se pronuncia sobre ‘O Império dos Chimpanzés’ da Netflix

O antropólogo de Yale, David Watts, assistiu “O Império dos Chimpanzés”, a recente série documental em quatro partes da Netflix sobre a comunidade de chimpanzés Ngogo, em Uganda, com uma perspectiva informada: ele passou décadas estudando os chimpanzés apresentados no programa. Em 1995, Watts fundou o Projeto de Chimpanzés Ngogo com seu colega John Mitani, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem; Divulgação

O antropólogo de Yale, David Watts, assistiu “O Império dos Chimpanzés”, a recente série documental em quatro partes da Netflix sobre a comunidade de chimpanzés Ngogo, em Uganda, com uma perspectiva informada: ele passou décadas estudando os chimpanzés apresentados no programa.

Em 1995, Watts fundou o Projeto de Chimpanzés Ngogo com seu colega John Mitani, um ecologista comportamental de primatas da Universidade de Michigan. Através do projeto, Watts e seus alunos e colegas descobriram informações importantes sobre o comportamento dos chimpanzés e sua relevância para a evolução humana.

A comunidade de chimpanzés Ngogo, que habita o Parque Nacional Kibale, em Uganda, é de longe a maior já descoberta. Também é uma das únicas duas comunidades conhecidas por se dividirem em facções rivais: um grande grupo central e um grupo menor no oeste. Essa divisão forma a narrativa central da série documental, à medida que os cineastas se concentram nas hostilidades que surgem entre o grupo central maior e seus rivais do oeste. A trama também acompanha as tentativas de machos mais jovens da facção central de derrubar um chimpanzé chamado Jackson, o macho alfa da comunidade.

Embora Watts tenha elogiado a habilidade dos cineastas em capturar imagens envolventes e frequentemente belas, ele reconheceu que a narrativa da série às vezes sacrifica a precisão científica em prol do drama.

“É um documentário padrão de vida selvagem que tem alguns problemas quando se trata da relação do roteiro com o mundo real dos chimpanzés, como é típico do gênero”, disse Watts, Professor Alison Richard de Antropologia na Faculdade de Artes e Ciências de Yale. “Mas a fotografia é simplesmente deslumbrante. Eu continuava impressionado com a qualidade das imagens. Eu adoraria ter acesso a algumas das suas filmagens um dia para analisá-las para fins de pesquisa”.

Em várias sequências, os cineastas capturam machos de ambos os grupos patrulhando os limites de seus territórios e invadindo o território de seus rivais. Para Watts, essas imagens foram particularmente interessantes.

“Você pode vê-los olhando um para o outro e se observando”, disse ele. “Quando eu os sigo [na natureza], quando eles estão em patrulha, é sempre meio misterioso. Como eles decidem fazer isso? Eu sempre pensei que seria ótimo se eu pudesse filmar o contato visual e a comunicação que ocorre. Mas estou sempre seguindo-os e vendo suas costas.

“Então, eu assisti essas cenas e pensei: ‘Uau, alguém poderia fazer uma análise minuciosa das imagens e ver o que aprendem'”, disse ele.

No entanto, Watts afirmou que uma cena do segundo episódio exemplifica as deficiências da série. Ela retrata uma jovem fêmea chamada Joya, cuja mãe havia morrido recentemente, puxando o bebê de outro chimpanzé que está balançando nos galhos logo acima dela. O narrador, o premiado ator Mahershala Ali, explica que Joya, por ter perdido sua mãe, precisa aprender habilidades parentais, sugerindo que ela está de alguma forma maltratando o bebê.

Isso não é verdade, disse Watts.

“Eles estão brincando”, disse ele. “A criança pequena estava se divertindo. Ambos estão fazendo a versão de risada dos chimpanzés. Vejo algo assim e simplesmente penso: ‘Ah, vamos lá'”.

“O Império dos Chimpanzés” não é o primeiro documentário sobre a vida selvagem a apresentar os chimpanzés Ngogo. James Reed, que dirigiu a série, também dirigiu o documentário “Rise of the Warrior Apes” de 2017, no qual o cineasta contou com entrevistas com pesquisadores, incluindo Watts, para descrever o comportamento dos chimpanzés Ngogo em vez de narração roteirizada.

“Acho que é um excelente filme”, disse Watts. “Ele fez uma jogada muito corajosa ao não usar um roteiro. Ele queria que fosse sobre a história do Projeto de Pesquisa Ngogo e dos chimpanzés individuais lá. Não era um documentário de vida selvagem padrão que conta uma história e segue um roteiro lido por um ator famoso que provavelmente nunca visitou o local.

“Eu não esperava que a Netflix lhe desse a mesma liberdade com esta série”, disse Watts, que não participou da produção da série, embora um trecho de filmagem que ele fez no campo seja usado no início do episódio três.

Ele teme que o foco do programa no comportamento agressivo dos machos possa distorcer a impressão das pessoas sobre os chimpanzés, fazendo-as pensar que os animais são maus ou imorais.

“Eu quero que as pessoas se interessem pelos chimpanzés e se preocupem com a situação deles em um mundo dominado pelos humanos, mas acho que, idealmente, precisamos que as pessoas entendam que os chimpanzés são chimpanzés”, disse ele. “Eles não são humanos, e o que quer que façam, não é nem bom nem ruim, então não os julguem por isso. Os espectadores precisam aceitar que às vezes eles fazem coisas que são desagradáveis de ver”.

A série oferece vislumbres do lado sereno da vida dos chimpanzés, incluindo cenas em que eles descansam, se acariciam e mães segurando bebês.

“Isso é o que eles fazem na maior parte do tempo”, disse Watts. “E, às vezes, há agressão entre os machos. E ocasionalmente, há agressão potencialmente muito séria entre as comunidades. Mas isso está longe de ser toda a história”.

Os chimpanzés se tornam uma parte importante da vida emocional dos pesquisadores que passam tanto tempo na floresta observando-os, segundo ele.

“Eles se tornam figuras importantes em nossas vidas, mas ao mesmo tempo, não somos importantes para eles”, disse Watts. “Eles não desenvolvem os tipos de vínculos conosco que nós desenvolvemos com eles. Gostaria de saber o que eles pensam sobre nós. Tenho certeza de que eles têm algum pensamento sobre isso”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes