Menu

57% dos brasileiros acham que o país está no rumo certo

Uma pesquisa realizada pela especialista em pesquisa de opinião pública Ipsos em 29 países revelou que 57% dos brasileiros acreditam que o país está seguindo na direção correta, representando um aumento positivo de quatro pontos percentuais em comparação a maio. Apesar de oscilações negativas nos meses de março, abril e maio, que possivelmente estavam relacionadas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil/Arquivo

Uma pesquisa realizada pela especialista em pesquisa de opinião pública Ipsos em 29 países revelou que 57% dos brasileiros acreditam que o país está seguindo na direção correta, representando um aumento positivo de quatro pontos percentuais em comparação a maio.

Apesar de oscilações negativas nos meses de março, abril e maio, que possivelmente estavam relacionadas às incertezas econômicas, o mês de junho indicou uma melhora significativa no otimismo dos brasileiros em relação ao futuro próximo. O percentual é o maior registrado para essa pergunta desde 2003, quando o monitoramento começou.

No cenário exterior, o Brasil está muito à frente da média dos outros 28 países pesquisados, com um total de 20.570 entrevistas. Em geral, globalmente, 62% das pessoas acreditam que seus países estão indo na direção errada, em contraste com 38% que veem o caminho certo.

Globalmente, a Indonésia tem 83% da sua população com uma visão positiva sobre o rumo do país, enquanto a África do Sul possui a pior avaliação, com 90% dos entrevistados considerando o país no caminho errado. A Argentina vem em segundo lugar, com 89%.

De acordo com o relatório da Ipsos, a queda do dólar, a inflação mais baixa e o aumento da Bolsa de Valores contribuíram para esse cenário mais otimista. Quando a pesquisa aprofunda as perguntas sobre as principais preocupações da população, a pobreza e a desigualdade voltam a ocupar o primeiro lugar, com 40%, seguidas pela criminalidade/violência e saúde, que empatam na segunda posição, com 35%. A desigualdade é uma das principais questões abordadas nos discursos do presidente Lula, e pelo menos em junho, a maioria dos brasileiros concorda com essa preocupação.

A pesquisa foi conduzida entre 26 de maio e 9 de junho, utilizando um sistema de painel digital e amostras de 500 a 1.000 entrevistados por país. Para o Brasil, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e a amostra tende a ser mais concentrada em áreas urbanas e com maior nível educacional do que a média da população.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes