Menu

Denúncias de violência contra idosos cresce 38% no país

Um recente levantamento realizado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) revela um alarmante aumento de 38% nos registros de violência contra idosos durante o primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Mais de 65 mil denúncias foram reportadas, e esse crescimento foi constatado em todos os estados brasileiros […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Shutterstock

Um recente levantamento realizado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) revela um alarmante aumento de 38% nos registros de violência contra idosos durante o primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Mais de 65 mil denúncias foram reportadas, e esse crescimento foi constatado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre as localidades que apresentaram um aumento mais expressivo, destacam-se: Tocantins: +155% ; Amapá: +110%; Pernambuco: +90%; São Paulo: +44%.

Especialistas afirmam que, apesar do aumento nos casos, a confiança das pessoas em denunciar tem crescido significativamente. Essa tendência pode indicar uma maior conscientização sobre o problema e uma busca por ações efetivas para combater a violência contra os idosos.

“A gente precisa olhar com esses números com preocupação e, depois, pensar na política pública com certo otimismo. A preocupação é porque os casos aumentaram e o otimismo é que a gente tem a retomada do nosso ‘Disque 100’ e consequentemente as ações dessa gestão que estão sendo para explicar e educar quais são os tipos de violência que afetam mais as pessoas idosas”, afirma o Secretário Nacional Dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva.

Conforme apontado por Marisa Acciolly, especialista em gerontologia pela SBGG e professora da USP, o aumento no número de denúncias indica um maior nível de conhecimento e conscientização por parte das pessoas idosas quanto a buscar ajuda diante de situações de violência.

Entre as diversas formas de violência, as mais frequentemente denunciadas são a física, a patrimonial e a psicológica. Essas denúncias podem ser um importante passo no combate a esses tipos de violência e no fornecimento de assistência necessária às vítimas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes