Menu

Economista Mariana Mazzucato, defensora do desenvolvimentismo, se reúne com Lula

Na tarde desta quinta-feira (27 de julho de 2023), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro significativo com a economista italiana Mariana Mazzucato. Conhecida por suas contribuições à economia da inovação e valor público, Mazzucato é professora na University College London (UCL) e diretora fundadora do Instituto de Inovação e Propósito […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na tarde desta quinta-feira (27 de julho de 2023), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro significativo com a economista italiana Mariana Mazzucato. Conhecida por suas contribuições à economia da inovação e valor público, Mazzucato é professora na University College London (UCL) e diretora fundadora do Instituto de Inovação e Propósito Público (IIPP) da instituição. Com uma vasta bibliografia, ela é considerada uma das principais pensadoras sobre o futuro do capitalismo, defendendo a necessidade de uma união mais concreta entre o Estado e o setor privado para o desenvolvimento socioeconômico.

A reunião, que ocorreu no Palácio da Alvorada, contou com a presença das ministras Nísia Trindade (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), e teve uma duração de mais de uma hora. O encontro foi marcado por discussões sobre a inserção das metas sociais, como as relacionadas ao clima e saúde, no centro de uma agenda econômica transformadora, buscando promover o progresso do país por meio de medidas inovadoras.

Em suas declarações após a reunião, a economista Mariana Mazzucato expressou sua honra em conversar com o presidente Lula e as duas ministras. Ela destacou que foram debatidos os caminhos para implementar metas sociais e econômicas mais ambiciosas, ressaltando a importância de trazer questões como clima e saúde para o cerne da transformação econômica. Além disso, a discussão também abordou a necessidade de reformulação da burocracia para impulsionar as mudanças desejadas.

Vale mencionar que o encontro aconteceu em meio ao período de recuperação de Lula, que realizou uma denervação percutânea na quarta-feira (26 de julho) para aliviar dores no quadril direito, decorrentes de sua condição de artrose.

Mariana Mazzucato, com seu notável percurso acadêmico e sua posição como referência no campo da economia, tem enfatizado a relevância de repensar o papel do Estado na economia, destacando a necessidade de investimentos públicos estratégicos e uma maior coordenação entre o setor público e privado para promover inovação e crescimento sustentável. Sua obra tem influenciado diversos governos e instituições ao redor do mundo, impulsionando discussões sobre políticas econômicas que visam a inclusão social e o desenvolvimento econômico em prol do bem-estar coletivo.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes