Menu

O papel de Simone Tebet no governo Lula

Li algumas análises hoje, à esquerda e mais liberais, criticando a Simone Tebet. E penso que as duas análises caem num erro de premissa: achar que ela está mirando uma nova disputa presidencial. Em 2022, Simone não tinha chance de se reeleger senadora pelo Mato Grosso do Sul por duas razões: sua oposição ao governo […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Li algumas análises hoje, à esquerda e mais liberais, criticando a Simone Tebet. E penso que as duas análises caem num erro de premissa: achar que ela está mirando uma nova disputa presidencial.

Em 2022, Simone não tinha chance de se reeleger senadora pelo Mato Grosso do Sul por duas razões: sua oposição ao governo Bolsonaro durante a CPI da pandemia e o fato de Tereza Cristina, ministra da Agricultura e com apoio de Bolsonaro, disputar a vaga que, até então, era de Simone.

Num cavalo de pau para aumentar o próprio passe político, Simone costurou uma candidatura presidencial da terceira via correndo por fora. Viu de camarote Eduardo Leite e João Doria se dinamitarem e levar pros ares o finado PSDB. Manteve distância respeitosa de Ciro e seu destempero verborrágico, se aproveitou das divisões internas do MDB e do cenário polarizado para manter o seu partido numa equidistância de Lula e Bolsonaro.

Conseguiu aparar as arestas, manteve a candidatura presidencial e teve uma performance eleitoral surpreendente, muito melhor do que se poderia imaginar. Depois, se aproximou de Lula no 2º turno e foi um apoio decisivo na vitória do petista. Merecidamente, foi escalada para a Esplanada e se tornou ministra.

Os que apontam para uma Simone coadjuvante, se equivocam. Simone foi uma das políticas mais habilidosas no confronto do século, conseguindo construir e extrair vitórias decisivas.

Repito: ganhou protagonismo nacional com sua atuação na CPI da pandemia e seu expressivo resultado eleitoral em 2022. Teve um papel decisivo na campanha eleitoral. Virou ministra do Planejamento, um dos ministérios mais cobiçados. Tem habilidade política para desviar de todas as crises que tentaram enfiá-la. E não foram poucas.

Se não tivesse feito esses movimentos, hoje Simone Tebet seria tão notícia como é Ciro Gomes ou João Doria. Alguém sabe que fim levaram? Quem acha que ela se apequenou, é apressado e não entende a dinâmica da política. Simone é uma sobrevivente política em tempos turbulentos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

19/10/2023 - 08h46

Isto aqui virou uma fábrica de moer reputações, um vagabundo testando lucrar, respeita o genitor que se alguém deve a quem fez alguma coisa pelo mato grosso foi seu genitor rams tebet, vai tua droga tu é um drogado, o legado do pai foi continuado tanto de uma como da outra, não pra acreditar numa fake news dessa , desse rapaz.

Falcão

12/10/2023 - 13h01

É bem claro que ela é e sempre foi de esquerda, somente agora assumiu de vez a sua ideologia.
Não fez nada pelo Mato Grosso do Sul e tambem não fará nada pelo Brasil.
Nunca mas será eleita pra nada no seu estado de origem, como tambem a tal da Soraia .
Se misturou com os porcos e lá irá acabar.

carlos

30/07/2023 - 09h01

O papel da nobre Simone Tebet, continua sendo o de planejar o Brasil que o povo quer até para os próximos cinco anos, porque o povo pode escolher ela como sucessora de Lula com Brasil caminhando como democracia como pátria de verdade não aquela miliciana, por que prá aquilo é terrorismo puro, e aí ela vai pegar o país asfaltado pela mãos dela, com o suor também do rosto dela, aí alguém pode dizer assim a mulher é co-djuvante eu discordo frontalmente a mulher na politica tem capacidade precisa ter vocação e disciplina.


Leia mais

Recentes

Recentes