Menu

Para garantir vaga no Senado, Lira expande agendas em Alagoas

Em preparação para a disputa por uma vaga no Senado em 2026, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está competindo pelo apoio de prefeitos em Alagoas com seu adversário político, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), valendo-se de recursos liberados pelo governo Lula (PT). Aproveitando o recesso parlamentar, Lira intensificou sua agenda de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Lula Marques/Agência Brasil

Em preparação para a disputa por uma vaga no Senado em 2026, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está competindo pelo apoio de prefeitos em Alagoas com seu adversário político, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), valendo-se de recursos liberados pelo governo Lula (PT). Aproveitando o recesso parlamentar, Lira intensificou sua agenda de inaugurações de obras e eventos políticos no estado, tanto em seus redutos como em áreas onde busca enfraquecer a influência de Renan. Nesse contexto de concorrência entre os dois líderes políticos, Alagoas tem testemunhado uma explosão de envio de emendas parlamentares neste ano.

O estado de Lira e Renan foi o mais beneficiado pela gestão Lula em emendas repassadas ao Ministério da Saúde após a extinção do orçamento secreto, utilizado pelo Planalto para conquistar apoio político. Em um pacote de R$ 896 milhões liberados entre o fim de junho e o início de julho, quase 30% foram destinados a Alagoas. A capital Maceió, governada por João Henrique Caldas (PL), aliado de Lira, foi o principal beneficiado, recebendo cerca de R$ 97 milhões. Outros prefeitos que declaram apoio a Lira, como os de Pilar e Boca da Mata, também foram contemplados com recursos.

As emendas, que também atenderam aliados de Renan, representam o principal instrumento utilizado por Lira para angariar apoio dos prefeitos, fator considerado decisivo por seus interlocutores na corrida ao Senado. Nas eleições de 2022, Lira foi o deputado federal mais votado em 42 dos 102 municípios alagoanos, enquanto o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), eleito para o Senado, obteve vitória em 84 municípios. Em 30 cidades, ambos foram os candidatos mais votados para seus respectivos cargos.

“Hoje o Congresso tem uma força grande nas entregas, e Arthur está construindo uma trajetória bem eficiente. Terá apoio em Maceió e na região metropolitana, e vai disputar a classe política no interior com o senador Renan”, declarou Davi Davino FIlho (PP), ex-deputado que disputou para o Senado no ano passado.

A importância da rede de prefeituras se destaca na história de Davino: no sertão alagoano, uma área amplamente dominada pelo MDB, o candidato do PP ao Senado obteve êxito em Canapi, único município da região onde recebeu apoio da gestão. Esse local é governado pela família do ex-prefeito Zé Hermes, que é um fiel aliado de Arthur Lira. O presidente da Câmara organizou um encontro entre Hermes e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), fortalecendo assim suas alianças.

Além de consolidar seu domínio, Lira busca expandir seus horizontes. Durante o período de terça a sexta-feira, o presidente da Câmara circulou em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, para inaugurar uma ciclovia e entregar tratores, custeando essas ações por meio de emendas parlamentares.

Lira foi acompanhado pelo atual prefeito, Luciano Barbosa (MDB), que antes era um aliado antigo de Renan, mas entrou em conflito com a família Calheiros em 2020. Juntamente com Lira e seu próprio filho, o deputado federal Daniel Barbosa (PP-AL), o prefeito elogiou o presidente da Câmara pelo envio de recursos.

Outro alvo de Lira é a influente família Beltrão, localizada no sul do estado, atualmente dividida entre o apoio a Lira e a Renan. O ex-prefeito Marcius Beltrão (PSB) tem demonstrado interesse em discordar do MDB e concorrer à prefeitura de Penedo. No início do ano, Lira criticou o atual prefeito Ronaldo Lemos (MDB), um aliado de Renan, durante uma tentativa de transferir a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em Alagoas para outro município.

O plano de expansão para 2024 também envolve familiares. O primo de Lira, Joãozinho Pereira, superintendente da Codevasf no estado, deve se candidatar à prefeitura de Junqueiro. A Codevasf, que foi beneficiada pelo orçamento secreto no governo Bolsonaro, continua promovendo entregas de itens como tratores e poços artesianos sob o governo Lula, utilizadas por Joãozinho como uma plataforma política para si e para sua família.

Em tom de campanha, Joãozinho anunciou no final de maio a construção de uma obra de pavimentação em Atoleiro, um povoado de Junqueiro, “através da Codevasf e das emendas do nosso deputado Arthur Lira”. “Estou trabalhando incansavelmente, é pau na máquina, para entregar obras em nossa terra natal; é isso que eu gosto de fazer”, disse em um vídeo.

Outro primo de Joãozinho, Peu Pereira, buscará a reeleição como prefeito de Teotônio Vilela, com o apoio de Lira. Na cidade vizinha de Campo Alegre, Pauline Pereira, irmã de Joãozinho, deve ser a candidata da família. O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, também primo de Lira, recebeu o presidente da Câmara no último fim de semana, creditando uma série de obras às “emendas de Lira” em um vídeo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes