Menu

Corte na Selic: mercado aposta em 9,25% em 2024

A proximidade da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em que o Banco Central (BC) pretende iniciar o ciclo de cortes na taxa básica de juros, tem despertado o interesse dos analistas de mercado. De acordo com o Boletim Focus, esses especialistas agora preveem uma Selic menor, chegando a 9,25% ao ano no final […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Divulgação/Banco Central

A proximidade da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em que o Banco Central (BC) pretende iniciar o ciclo de cortes na taxa básica de juros, tem despertado o interesse dos analistas de mercado. De acordo com o Boletim Focus, esses especialistas agora preveem uma Selic menor, chegando a 9,25% ao ano no final de 2024.

No levantamento anterior, a mediana das projeções apontava para uma taxa básica de 9,50% em dezembro de 2024. Essa alteração indica que o mercado está prevendo um período de queda mais acentuada da Selic no futuro.

Existe uma divisão entre os economistas em relação ao corte inicial que o Banco Central implementará na taxa básica de juros. A maioria aposta em uma redução de 0,25 ponto percentual, mas há um grupo que acredita que haja espaço para uma diminuição maior, de 0,50 ponto.

Além disso, os analistas consultados pelo Boletim Focus revisaram para baixo suas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. Agora, a mediana das apostas é de 4,84% para 2023, quase no teto da meta de inflação estabelecida em 4,75% para o ano. Na pesquisa anterior, essa projeção era de 4,90%. Quanto a 2024, os economistas esperam uma alta de 3,89% no IPCA, uma leve variação para baixo em relação aos 3,90% esperados na semana anterior.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes