Menu

Defesa de Bolsonaro esclarece sobre acusações de desvio de bens públicos

Em um comunicado emitido na noite desta sexta-feira (11), a equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro esclareceu que ele assegura “nunca ter se apropriado ou desviado quaisquer bens públicos”. No início da manhã, a Polícia Federal deflagrou uma operação para realizar buscas e apreensões em um endereço pertencente a Mauro Cid, ex-assistente de ordem […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil

Em um comunicado emitido na noite desta sexta-feira (11), a equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro esclareceu que ele assegura “nunca ter se apropriado ou desviado quaisquer bens públicos”. No início da manhã, a Polícia Federal deflagrou uma operação para realizar buscas e apreensões em um endereço pertencente a Mauro Cid, ex-assistente de ordem de Bolsonaro. As buscas e apreensões também se estenderam a um endereço do pai de Cid, o general Mauro Lourena Cid.

A Polícia Federal (PF) está investigando se indivíduos próximos ao presidente negociaram joias que ele recebeu como presentes durante seu mandato presidencial. Conforme as regulamentações, os presentes recebidos pelo presidente devem ser incorporados ao patrimônio do Estado e não podem ser vendidos ou apropriados para uso pessoal.

Segundo as investigações, essas transações teriam ultrapassado o montante de R$ 1 milhão. A declaração da defesa do ex-presidente recorda que, em março, foi solicitado que os itens permanecessem no Tribunal de Contas da União até que a instituição decidisse sobre o destino das joias. Essa decisão por parte da defesa ocorreu após a divulgação pública da existência desses presentes.

“Sobre os fatos ventilados na data de hoje [sexta] nos veículos de imprensa nacional, a defesa do presidente Jair Bolsonaro voluntariamente e sem que houvesse sido instada, peticionou junto ao TCU, ainda em meados de março, requerendo o depósito dos itens naquela Corte, até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito”, declararam os advogados.


‘Distintos sinais de desvio’

Ao autorizar a ação ocorrida na sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes observou “fortes indícios de desvio de bens de alto valor patrimonial” no comportamento do ex-presidente e de seus colaboradores.

Além disso, o ministro destacou que “identificou-se, em acréscimo, que os valores obtidos dessas vendas eram convertidos em dinheiro em espécie e ingressavam no patrimônio pessoal do ex-presidente da República, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores”.


Fundos destinados a Bolsonaro

Um único registro de áudio obtido pela Polícia Federal durante a investigação apresenta o ex-assistente de ordem, Mauro Cid, abordando três tópicos que comprometem os indivíduos sob investigação: Referência a uma quantia de US$ 25 mil, alegadamente direcionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro; Negociações para a venda de estátuas de palmeira e um barco revestido a ouro, os quais foram recebidos pela comitiva brasileira durante uma visita oficial ao Bahrein em 2019; Conversações relacionadas a colocar um dos conjuntos recebidos na Arábia Saudita – contendo um relógio e joias masculinas – em leilão.

De acordo com o inquérito, a mensagem foi enviada por Mauro Cid a Marcelo Câmara, assessor especial de Jair Bolsonaro. No áudio, Mauro Cid afirma que seu pai possuía 25 mil dólares, “possivelmente pertencentes a Jair Bolsonaro”, conforme apontado pela Polícia Federal.

Os investigadores também observam que Mauro Cid insinua receio de utilizar o sistema bancário para transferir o dinheiro ao ex-presidente. Em vez disso, demonstra preferência por efetuar a entrega em dinheiro vivo, ou “em cash”.

“Tem vinte e cinco mil dólares com meu pai. Eu estava vendo o que, que era melhor fazer com esse dinheiro levar em ‘cash’ aí. Meu pai estava querendo inclusive ir ai falar com o presidente (…) E aí ele poderia levar. Entregaria em mãos. Mas também pode depositar na conta (…). Eu acho que quanto menos movimentação em conta, melhor né? (…)”, afirmou Cid no áudio.

Marcelo Câmara reagiu por meio de uma mensagem de texto a esse tema. Ele afirma:”Melhor trazer em cachê”. Logo após, envia uma segunda mensagem: “Ok ciente”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

13/08/2023 - 12h11

Contra provas não mentira que se sustente, nem narrativa de mentiroso, que não tem a mínima credibilidade, sem vergonha, eu agora posso citar João 10:10 o ladrão veio apenas a roubar, matar, e destruir, eu vim para que todos tenham vida em abundância, vida plenamente.

carlos

13/08/2023 - 08h01

Esclarecer é uma coisa outra bem diferente, e provar com provas documentais e provas testemunhais, que hoje não vale mais tanto, por que agora o que vale é a famosa delação as vezes premiada ou em troca de redução da pena, isso sim precisa ser dito não é com balela que vão resolver o problema, e pior é que até os advogados do ex-presidente podem sofrer sanções por infrigir o código de ética da OAB, e podem tbm ser preso ao invés de defenderem o presidente São comparsas dele roubo, só lembrando que quem de qualquer maneira concorre para o roubo, tem sua pena cominada.


Leia mais

Recentes

Recentes