Menu

Mercadinho São José em Laranjeiras será revitalizado

O histórico Mercadinho São José, localizado em Laranjeiras, que estava fechado e abandonado desde 2018, passará por um processo de revitalização e reabertura. O espaço, que teve sua origem como mercado em 1942 e foi transformado em centro cultural em 1988, além de ser tombado pela prefeitura em 1994, será novamente um ponto de encontro […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O histórico Mercadinho São José, localizado em Laranjeiras, que estava fechado e abandonado desde 2018, passará por um processo de revitalização e reabertura. O espaço, que teve sua origem como mercado em 1942 e foi transformado em centro cultural em 1988, além de ser tombado pela prefeitura em 1994, será novamente um ponto de encontro entre cultura e gastronomia. A administração do local será realizada pelo coletivo Junta Local. O anúncio dessa iniciativa foi feito pelo prefeito Eduardo Paes.

O Mercadinho São José, que desempenhou um papel importante na história da região, será renovado e transformado em um polo cultural e gastronômico. O projeto, elaborado com cuidado e inspiração na tradição dos mercados da cidade, também busca trazer inovação para o espaço. O trabalho foi realizado pelo estúdio de arquitetura e interiores idipi, liderado por Tatiana Felner.

A previsão, de acordo com a Prefeitura do Rio, é que o Mercadinho São José seja reinaugurado no segundo semestre de 2024. O imóvel foi adquirido pela prefeitura do INSS neste ano, ao custo de R$ 3 milhões. Em maio, por meio de um chamamento público para concessão do espaço, foram analisados três projetos, sendo o consórcio formado pela Junta Local e a Engeprat o vencedor.

O consórcio vencedor se comprometeu a investir aproximadamente R$ 8,5 milhões em obras de “readequação e requalificação” do espaço e terá o direito de explorá-lo por um período de 25 anos.

A Junta Local, conhecida por seu compromisso com a valorização da produção local e da gastronomia como ferramenta de descoberta, será responsável pela operação e curadoria do Mercadinho São José. O projeto tem como objetivo revitalizar um importante patrimônio histórico e cultural da cidade e oferecer à comunidade um espaço renovado para apreciação da cultura e da culinária locais.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes