Menu

Itamaraty não trabalha com hipótese de rompimento com a Venezuela

O governo brasileiro vem perdendo a paciência diante da escalada de ameaças e bravatas do autocrata venezuelano Nicolás Maduro. Na avaliação de alguns membros do governo, Maduro estaria tumultuando toda a América do Sul e mobilizando potências mundiais apenas por conta de uma questão interna, as eleições presidenciais da Venezuela. O tema, que já foi […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Maduro e Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O governo brasileiro vem perdendo a paciência diante da escalada de ameaças e bravatas do autocrata venezuelano Nicolás Maduro. Na avaliação de alguns membros do governo, Maduro estaria tumultuando toda a América do Sul e mobilizando potências mundiais apenas por conta de uma questão interna, as eleições presidenciais da Venezuela.

O tema, que já foi alvo de reuniões entre Lula e o ministro da Defesa, José Múcio, avança a cada dia com as bravatas, chegando o Brasil a reforçar suas tropas na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, em Roraima.

Diante deste cenário agitado, fontes no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty, revelaram à coluna que o rompimento diplomático com a Venezuela não é, por enquanto, uma hipótese. “Não trabalhamos com essa hipótese”, disse uma das fontes.

Além disso, o MRE segue com a avaliação de que um conflito entre os dois países vizinhos do Brasil é pouco provável, embora não o considere impossível. E boa parte dessa perspectiva de que, por enquanto, não trabalham com um rompimento, vem dessa avaliação.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

09/12/2023 - 12h27

Maduro é um bravateiro, como a maioria dos ditadores…

Sergio Machado

08/12/2023 - 21h25

Por que não perde a paciência com os EUA ? Foram eles que já tomaram as dores da Guiana dizendo que foram solicitados. Essa estratégia já é velha. E muitos continuam caindo nesse conto. Quando vão despertar ? É evidente que a Inglaterra roubou aquelas ricas terras da Venezuela. Têm todo o direito de reclamar.


Leia mais

Recentes

Recentes