Menu

Investigação revela 20 policiais civis do RJ suspeitos de vínculos com milícias

Pelo menos 20 membros da Polícia Civil do Rio de Janeiro estão sob investigação da Corregedoria da corporação por suposto envolvimento com milícias, de acordo com dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Essas investigações foram iniciadas a partir de 2021, levantando preocupações sobre a conduta policial no estado. Entre os 20 […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Pelo menos 20 membros da Polícia Civil do Rio de Janeiro estão sob investigação da Corregedoria da corporação por suposto envolvimento com milícias, de acordo com dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Essas investigações foram iniciadas a partir de 2021, levantando preocupações sobre a conduta policial no estado.

Entre os 20 indivíduos sob investigação, 17 são inspetores, um é oficial de cartório e o outro é perito criminal. O levantamento também revela que, desde 2021, apenas um policial foi punido por seu suposto envolvimento com milícias, levantando questões sobre a eficácia do sistema de responsabilização na Polícia Civil.

A atual gestão da Polícia Civil, sob o governo de Cláudio Castro, é apontada como a que menos pune policiais em casos semelhantes. Comparativamente, em 2018, quando o governo fluminense era liderado por Luiz Fernando Pezão e Francisco Dornelles, a Polícia Civil puniu 27 membros. Em 2019, sob o governo de Wilson Witzel, o número aumentou para 29. Em 2020, durante a transição entre os governos de Witzel e Castro, apenas cinco policiais foram sancionados. Nos anos de 2021 e 2022, 15 agentes e delegados enfrentaram punições a cada ano.

Esta situação trouxe à tona a importância da recém-criada Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, que pretende estabelecer uma Corregedoria e Ouvidoria independentes para receber denúncias relacionadas a policiais civis e militares. Além disso, a pasta contará com a nomeação de um desembargador para o cargo de corregedor, na busca por maior transparência e responsabilização no sistema de segurança do estado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

04/01/2024 - 18h40

20 ? 200, ainda seria pouco.


Leia mais

Recentes

Recentes