Menu
, , , ,

China se tornou destino recorde das exportações do agronegócio brasileiro

A China assumiu um papel estratégico nas exportações do agronegócio brasileiro nas últimas décadas, com o país asiático representando 36,1% das exportações do setor no ano passado, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isso marca o percentual mais alto na série histórica. Desde 2013, a China se tornou o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
fotokostic/Getty Images

A China assumiu um papel estratégico nas exportações do agronegócio brasileiro nas últimas décadas, com o país asiático representando 36,1% das exportações do setor no ano passado, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isso marca o percentual mais alto na série histórica.

Desde 2013, a China se tornou o principal destino das exportações do setor agrícola brasileiro, impulsionando o crescimento das vendas externas.

Em 2000, as exportações destinadas à China representavam apenas 2,73% do total das exportações do agronegócio brasileiro. No entanto, em 2023, esse número aumentou significativamente.

No ano 2000, as vendas do setor agrícola para a China totalizaram cerca de US$ 561,5 milhões, representando 2,73% do total das exportações do agronegócio.

No entanto, em 2023, as exportações de produtos agropecuários para a China atingiram um recorde de US$ 60,2 bilhões, representando um crescimento de 18,8% em comparação com anos anteriores.

A soja em grão desempenhou um papel fundamental nesse aumento, respondendo por dois terços das exportações brasileiras para a China no ano passado.

A decisão do governo chinês de abrir o mercado para importações de milho transgênico também impulsionou as exportações brasileiras desse produto para a China.

Além disso, as exportações de carne bovina in natura tiveram um crescimento notável, com a China representando 60,4% das exportações desse produto em dezembro.

As exportações de café à China também registraram um aumento significativo, com um crescimento de mais de 200% no ano passado.

A perspectiva é de que a China continue a desempenhar um papel crucial nas exportações do agronegócio brasileiro, devido ao aumento da demanda por alimentos, crescimento da renda média e crescimento demográfico no país asiático.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes