Menu

Com visita de Lula, Egito eleva selo de confiança do Brasil para exportação de carnes

O governo do Egito anunciou na última terça-feira, 13, uma decisão que promete fortalecer as relações comerciais com o Brasil, ao reconhecer a equivalência do sistema de inspeção brasileiro. Com essa medida, o Brasil passa a integrar a lista de “pre-listing” para a exportação de carnes bovina, suína e de aves, um passo considerável que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
RICARDO STUCKERT/PR

O governo do Egito anunciou na última terça-feira, 13, uma decisão que promete fortalecer as relações comerciais com o Brasil, ao reconhecer a equivalência do sistema de inspeção brasileiro.

Com essa medida, o Brasil passa a integrar a lista de “pre-listing” para a exportação de carnes bovina, suína e de aves, um passo considerável que afeta diretamente cerca de 30 frigoríficos brasileiros, os quais vinham aguardando a autorização para exportar seus produtos ao mercado egípcio há mais de quatro anos.

Anteriormente, a habilitação ou renovação dos frigoríficos brasileiros dependia de auditorias presenciais realizadas por autoridades egípcias, um processo que além de gerar custos adicionais às empresas, impunha uma sobrecarga aos auditores fiscais e limitava o número de estabelecimentos aptos a exportar.

A nova política de “pre-listing” elimina a necessidade dessas auditorias presenciais, simplificando consideravelmente o procedimento de exportação.

Este avanço decorre de uma missão realizada em novembro de 2023 pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, que se mostrou crucial para o sucesso das negociações.

O Egito, sendo o principal importador de carne de aves do Brasil e o sexto maior importador de carne bovina brasileira, adquiriu no ano passado 130 mil toneladas de carnes, gerando uma receita de cerca de US$ 384 milhões para o Brasil.

A classificação de “pre-listing” é um indicativo da confiança do Egito no controle sanitário do Brasil, especialmente no Serviço de Inspeção Federal (SIF), cuja qualidade é reconhecida por mais de 150 países.

“O Egito demonstra a força e o potencial de crescimento das relações comerciais estabelecidas. Somente no ano passado, conquistamos quatro novos mercados no Egito, incluindo o de algodão”, declarou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais, em nota oficial.

Este desenvolvimento não apenas beneficia o setor de carnes do Brasil, mas também reforça a confiança mútua entre Brasil e Egito, abrindo caminho para futuras oportunidades de negócios e parcerias econômicas entre os dois países. Com a facilitação dos processos de exportação, espera-se um aumento no volume de negócios, contribuindo significativamente para a economia brasileira.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes