Menu

Bomba! EUA já estão de olho no hidrogênio verde do Brasil e falam em “próximo petróleo”

Um relatório ainda não divulgado do Serviço Geológico dos Estados Unidos, obtido pelo site New Atlas, fala sobre as vastas reservas de hidrogênio natural subterrâneo no Brasil, potencialmente capazes de atender à demanda energética global por centenas de anos. Este achado coloca o hidrogênio verde, considerado um combustível limpo e versátil, no centro das atenções […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um relatório ainda não divulgado do Serviço Geológico dos Estados Unidos, obtido pelo site New Atlas, fala sobre as vastas reservas de hidrogênio natural subterrâneo no Brasil, potencialmente capazes de atender à demanda energética global por centenas de anos.

Este achado coloca o hidrogênio verde, considerado um combustível limpo e versátil, no centro das atenções como futuro recurso primário, desencadeando uma corrida global para sua extração sustentável. Tanto é que o relatório dos EUA trata o hidrogênio verde como o “próximo petróleo“.

Apesar do reconhecimento do hidrogênio verde como alternativa energética com baixa emissão de carbono, os desafios relacionados à sua produção atual, que demanda grande quantidade de água doce e enfrenta perdas no processo eletrolítico, permanecem.

No entanto, a existência confirmada de até 5,5 bilhões de toneladas de hidrogênio subterrâneo oferece uma nova perspectiva para a indústria.

Especialistas preveem que, entre 2030 e 2050, os custos do hidrogênio extraído destas reservas poderão competir com os do hidrogênio cinza, embora a tecnologia necessária para uma extração em larga escala ainda esteja em desenvolvimento. A expectativa é que, nos próximos anos, investimentos brutais acelerem o progresso nesse campo.

A produção de hidrogênio verde é vista como crucial para uma transição energética limpa, devido à sua capacidade de reduzir drasticamente as emissões de carbono e sua aplicabilidade em diversos setores. Contudo, os altos custos iniciais e a necessidade de infraestrutura adequada são desafios a serem superados.

Crédito/Divulgação: EDP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes