Menu

Inflação acelera em fevereiro puxada pelo aumento no custo da Educação

A inflação do Brasil registrou um aumento em fevereiro, com um índice de 0,83%, marcando uma aceleração em comparação a janeiro, quando fechou em 0,42%. O setor de Educação foi o principal responsável por essa elevação, apresentando um crescimento de 4,98% e contribuindo com 0,29 pontos percentuais para a taxa total. Esses dados foram revelados […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Acervo IBGE

A inflação do Brasil registrou um aumento em fevereiro, com um índice de 0,83%, marcando uma aceleração em comparação a janeiro, quando fechou em 0,42%.

O setor de Educação foi o principal responsável por essa elevação, apresentando um crescimento de 4,98% e contribuindo com 0,29 pontos percentuais para a taxa total. Esses dados foram revelados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado do ano, o IPCA alcança 1,25%, e nos últimos 12 meses, o índice atingiu 4,50%, mantendo-se próximo à taxa do mesmo período do ano anterior, que foi de 0,84%. A análise detalhada mostra que, dos nove grupos pesquisados, sete apresentaram alta em fevereiro, com os cursos regulares liderando as elevações dentro do setor educacional.

O gerente da pesquisa, André Almeida, atribui o aumento no segmento de Educação aos ajustes de preços comuns no início do ano letivo. Destacam-se as altas significativas nos níveis de ensino médio, fundamental, pré-escola e creche, além dos cursos técnico, superior e de pós-graduação.

“Esse resultado se deve aos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo”, esclarece.

Outros setores também registraram aumentos notáveis, como Alimentação e bebidas, com um incremento de 0,95%, influenciado principalmente pelos preços no domicílio. Itens como cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida tiveram as maiores altas, afetados por condições climáticas adversas.

“Neste caso, houve influência do clima, por conta de temperaturas mais elevadas e um maior volume de chuvas”, explicou André.

O grupo de Transportes viu uma alta de 0,72%, apesar da queda nos preços das passagens aéreas, com todos os combustíveis pesquisados apresentando aumento. O grupo Habitação e o setor de Comunicação também registraram variações, com altas nos preços de serviços básicos e de comunicações, respectivamente.

Regionalmente, a inflação foi uniforme, com todas as áreas mostrando alta. Aracaju destacou-se com a maior variação, impulsionada pelo aumento no preço da gasolina.

Além do IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também apresentou alta em fevereiro, com uma taxa de 0,81%, superando o índice de janeiro. Este índice acumula uma alta de 1,38% no ano e de 3,86% nos últimos 12 meses, mostrando uma leve ascensão em comparação ao período anterior.

Ambos os índices, IPCA e INPC, são essenciais para monitorar a inflação no país, abrangendo diferentes faixas de renda e regiões metropolitanas. Os resultados dessas pesquisas são fundamentais para as políticas econômicas e ajustes fiscais.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes