Menu

Cientistas descobrem supercondutor na natureza que promete revolucionar a tecnologia global

Uma equipe internacional de cientistas dos Estados Unidos, França e Nova Zelândia publicou na revista Communications Materials a descoberta de um supercondutor não convencional encontrado na natureza, um marco inédito na ciência dos materiais. O mineral, denominado miassita, exibe propriedades de supercondutividade em temperaturas mais altas do que os supercondutores convencionais, sem depender dos mecanismos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma equipe internacional de cientistas dos Estados Unidos, França e Nova Zelândia publicou na revista Communications Materials a descoberta de um supercondutor não convencional encontrado na natureza, um marco inédito na ciência dos materiais.

O mineral, denominado miassita, exibe propriedades de supercondutividade em temperaturas mais altas do que os supercondutores convencionais, sem depender dos mecanismos quânticos tradicionais.

Esta descoberta se baseou em experimentos meticulosos, incluindo o teste de profundidade de penetração de Londres, para avaliar a resposta do material a campos magnéticos fracos, e a indução de defeitos no mineral para estudar sua influência na supercondutividade.

Os resultados confirmaram a natureza única da miassita, diferenciando-a dos supercondutores convencionais, que dependem de resfriamento a temperaturas extremamente baixas.

A miassita, com sua composição química de Rh17S15, combina elementos com alto ponto de fusão e voláteis, respectivamente, sugerindo novas possibilidades para a síntese de materiais supercondutores.

Este avanço tem potencial para impactar significativamente tecnologias existentes e futuras, como scanners de ressonância magnética e aceleradores de partículas, devido à sua capacidade de operar em temperaturas mais acessíveis.

A descoberta é comparada por um dos pesquisadores envolvidos a encontrar um tesouro escondido na natureza, indicando que a miassita pode ser apenas o começo de uma série de novos supercondutores a serem descobertos.

A compreensão dos mecanismos subjacentes à supercondutividade não convencional é crucial para o desenvolvimento de aplicações práticas desses materiais, ampliando os horizontes da ciência dos materiais e da tecnologia.

Com informações da Science Alert

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes