Menu

UNICEF: A desnutrição aguda duplicou num mês no norte da Faixa de Gaza

1 em cada 3 crianças com menos de 2 anos de idade sofre hoje de subnutrição aguda no norte, de acordo com exames nutricionais realizados pela UNICEF e parceiros 31 por cento – ou 1 em cada 3 crianças com menos de 2 anos de idade – no Norte da Faixa de Gaza sofrem de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Agência Wafa

1 em cada 3 crianças com menos de 2 anos de idade sofre hoje de subnutrição aguda no norte, de acordo com exames nutricionais realizados pela UNICEF e parceiros

31 por cento – ou 1 em cada 3 crianças com menos de 2 anos de idade – no Norte da Faixa de Gaza sofrem de subnutrição aguda, uma escalada surpreendente face aos 15,6 por cento registados em janeiro.

A subnutrição entre as crianças está se espalhando rapidamente e atingindo níveis devastadores e sem precedentes na Faixa de Gaza devido aos impactos de grande alcance da guerra e às restrições contínuas à prestação de ajuda.

Pelo menos 23 crianças no Norte da Faixa de Gaza terão morrido de subnutrição e desidratação nas últimas semanas, aumentando o número crescente de crianças mortas na Faixa neste conflito atual – cerca de 13.450, segundo dados do Ministério da Saúde palestino.

Os exames nutricionais realizados pela UNICEF e parceiros no norte em fevereiro revelaram que 4,5 por cento das crianças em abrigos e centros de saúde sofrem de emaciação grave, a forma de desnutrição com maior risco de vida, que coloca as crianças em maior risco de complicações médicas e morte, a menos que recebam alimentação e tratamento terapêutico urgente, que não está disponível. A prevalência da desnutrição aguda entre crianças com menos de 5 anos de idade no norte aumentou de 13 por cento para 25 por cento.

“A velocidade com que esta catastrófica crise de desnutrição infantil em Gaza se desenrolou é chocante, especialmente quando a assistência desesperadamente necessária está disponível a poucos quilômetros de distância”, disse Catherine Russell, Diretora Executiva da UNICEF. “Tentamos repetidamente fornecer ajuda adicional e apelamos repetidamente para que os desafios de acesso que enfrentamos durante meses fossem resolvidos. Em vez disso, a situação das crianças piora a cada dia que passa. Os nossos esforços para fornecer ajuda vital estão sendo prejudicados por restrições desnecessárias, que estão custando a vida das crianças.”

Os exames realizados pela primeira vez em Khan Younis, na zona central da Faixa de Gaza, revelaram que 28 por cento das crianças com menos de 2 anos sofrem de subnutrição aguda, mais de 10 por cento das quais apresentam emaciação grave.

Mesmo em Rafah, o enclave do sul com maior acesso à ajuda, os resultados dos rastreios entre crianças com menos de 2 anos duplicaram, passando de 5 por cento que estavam gravemente desnutridos em janeiro para cerca de 10 por cento no final de fevereiro, com a emaciação grave a aumentar quatro vezes, de 1% para mais de 4% ao longo do mês.

As agências da ONU alertam para o risco de fome na Faixa de Gaza desde dezembro. Em janeiro, os limiares de emergência para a desnutrição aguda em crianças foram excedidos. A desnutrição aguda entre as crianças continuou a aumentar rapidamente e em grande escala e existe um elevado risco de continuar a aumentar em toda a Faixa de Gaza, custando mais vidas, na ausência de mais assistência humanitária e da restauração de serviços essenciais.

O UNICEF alcançou crianças com tratamento para desnutrição aguda, incluindo o uso de alimentos terapêuticos prontos para uso (RUTF), fórmulas infantis prontas para uso e suplementos preventivos de micronutrientes contendo ferro e outros nutrientes essenciais para mulheres grávidas. Mais suprimentos deverão chegar esta semana, mas ainda não são suficientes para atender às necessidades.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para evitar o agravamento da crise humanitária em Gaza, mas não é suficiente”, disse Russell. “Um cessar-fogo humanitário imediato continua a proporcionar a única oportunidade de salvar vidas de crianças e acabar com o seu sofrimento. Precisamos também de múltiplas passagens de fronteira terrestre que permitam que a ajuda seja entregue de forma fiável em grande escala, incluindo ao norte de Gaza, juntamente com as garantias de segurança e a passagem desimpedida necessárias para distribuir essa ajuda, sem atrasos ou impedimentos de acesso.”

Publicado originalmente pelo Unicef em 15/03/2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes