Menu

China avança no uso inédito de energia solar com IA capaz de medir a radiação

Um estudo inovador, divulgado no Journal of Remote Sensing, revelou como a integração da inteligência artificial (IA), por meio de um avançado modelo de aprendizado de máquina, com técnicas de aumento de dados, está aprimorando a estimativa da radiação solar direta e difusa. O método, aplicado a dados de 2.453 estações meteorológicas na China, supera […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um estudo inovador, divulgado no Journal of Remote Sensing, revelou como a integração da inteligência artificial (IA), por meio de um avançado modelo de aprendizado de máquina, com técnicas de aumento de dados, está aprimorando a estimativa da radiação solar direta e difusa.

O método, aplicado a dados de 2.453 estações meteorológicas na China, supera limitações de observações terrestres, marcando um significativo progresso no campo da energia renovável.

O núcleo desta pesquisa é o algoritmo LightGBM, treinado com um conjunto expandido de dados para prever a radiação solar com um nível de precisão sem precedentes.

Este modelo de aprendizado de máquina se destaca pela sua capacidade de processar extensos volumes de dados e se adaptar continuamente, garantindo precisão sem exigir calibrações específicas por localização.

Além de confirmar sua eficácia na China através de validação com conjuntos de dados independentes, o estudo também sugere a aplicabilidade global do modelo para maximizar o uso da energia solar.

Os pesquisadores geraram um novo conjunto de dados baseado em satélite, considerado fundamental para avançar o uso da IA na otimização da energia solar.

Este avanço representa um marco na estimativa de radiação solar e oferece uma solução escalável e inovadora para superar desafios associados às fontes de energia renovável.

Com a energia solar projetada para ser a maior fonte de energia renovável mundial até 2040, a compreensão detalhada da radiação solar é vital para a seleção, localização e otimização de sistemas de energia solar, desde painéis fotovoltaicos até sistemas de concentração solar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes