Menu

Discurso pró-guerra de Macron derruba sua popularidade na França

A insatisfação com o Presidente da República “centra-se principalmente na Ucrânia e na questão do envio de tropas”, sublinha um estudo do Ifop. A popularidade de Gabriel Attal registou um declínio, dois meses após a sua nomeação para Matignon, mas manteve-se claramente acima da do presidente Emmanuel Macron, segundo dois barômetros mensais publicados este domingo, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ludovic Marin/AFP

A insatisfação com o Presidente da República “centra-se principalmente na Ucrânia e na questão do envio de tropas”, sublinha um estudo do Ifop.

A popularidade de Gabriel Attal registou um declínio, dois meses após a sua nomeação para Matignon, mas manteve-se claramente acima da do presidente Emmanuel Macron, segundo dois barômetros mensais publicados este domingo, 17 de março. Segundo um inquérito Ifop para o JDD, realizado de 6 a 14 de março, 55% dos franceses estão insatisfeitos com o primeiro-ministro, contra 52% em fevereiro e 45% estão satisfeitos (48% no mês anterior).

Por sua vez, Emmanuel Macron satisfaz 28% dos franceses (29% em fevereiro) e insatisfaz 72% (71% em fevereiro). Note-se que os “muito insatisfeitos” aumentam quatro pontos. “A insatisfação muito forte com o presidente centra-se principalmente na Ucrânia e na questão do envio de tropas” dos países ocidentais para o terreno, explicou à AFP Frédéric Dabi, diretor do Ifop.

Especificou que “isto não acontecia neste barômetro, relativamente a uma questão internacional, desde setembro de 2013”, quando François Hollande considerava intervir na Síria. Na época, ele registrou uma queda de popularidade de 10 pontos. No entanto, quase todas as pessoas entrevistadas para esta sondagem foram entrevistadas antes da intervenção televisiva de Emmanuel Macron na quinta-feira passada para esclarecer a sua posição sobre a Ucrânia.

Os candidatos presidenciais de 2027

Segundo outra pesquisa da Ipsos para o La Tribune de domingo, realizada de 13 a 15 de março, o presidente também registrou queda na popularidade. Subindo dois pontos em relação a fevereiro, 67% dos franceses têm uma opinião desfavorável sobre Emmanuel Macron, em comparação com 29% de opinião favorável (30% em fevereiro).

Um declínio também é observado entre o Primeiro Ministro. Metade dos franceses afirma ter uma opinião desfavorável (45% em fevereiro) e 38% uma opinião favorável (40% em fevereiro). Segundo este mesmo estudo, Édouard Philippe continua em primeiro lugar entre os candidatos presidenciais de 2027, com 36% de pessoas satisfeitas (+1 ponto face a fevereiro) à frente de Marine Le Pen (34%, +2 pontos), Jordan Bardella (33 %, +2 pontos) e Gabriel Attal (31%, +1 ponto). Primeira personalidade da esquerda, Jean-Luc Mélenchon está claramente atrás, com 18% (+3 pontos) à frente de François Ruffin (17%, +2 pontos) e Bernard Cazeneuve (17%, +3 pontos).

Publicado originalmente pelo Le Figaro em 17/03/2024

Por Le Figaro com AFP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes