Menu

O que diz Lenio Streck sobre o depoimento explosivo de Freire Gomes

O jurista Lênio Streck destacou a importância do depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército no governo Bolsonaro em 2022, à Polícia Federal, como um elemento crucial na investigação de uma tentativa de golpe de Estado. “Coisa inusitada em países com constituições democráticas: O próprio comandante do Exército (Freire Gomes) dá o […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O jurista Lênio Streck destacou a importância do depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército no governo Bolsonaro em 2022, à Polícia Federal, como um elemento crucial na investigação de uma tentativa de golpe de Estado.

“Coisa inusitada em países com constituições democráticas: O próprio comandante do Exército (Freire Gomes) dá o testemunho. Ninguém em sã consciência pode imaginar um testemunho mais fidedigno para provar a urdidura de um golpe de Estado”, declarou.

“O sonho de qualquer Promotor no mundo, para embasar uma denúncia criminal de tentativa de golpe de estado, é o de ter um testemunho dado pelo comandante do exército do governo golpista. Fosse no curso de arbitragem de futebol, seria o pênalti de carteirinha: o zagueiro segura a bola com as duas mãos no meio da área”, emendou.

Freire Gomes forneceu detalhes significativos sobre reuniões no Palácio da Alvorada, que incluíram discussões sobre estratégias para impedir a posse do presidente eleito, Lula (PT).

Este testemunho é considerado pelos investigadores e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro como o relato mais grave obtido até o momento, revelando que Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira discutiram uma minuta com propostas que poderiam configurar uma tentativa de golpe.

O documento incluía a possibilidade de acionar mecanismos como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa e Estado de Sítio para interferir no processo eleitoral.

Streck comparou a relevância desse depoimento a um “pênalti de carteirinha” em termos de evidência para sustentar uma acusação criminal de tentativa de golpe, ressaltando a posição do comandante do Exército como testemunha de extrema credibilidade nesse contexto.

O caso continua a ser um dos pontos centrais nas investigações sobre as ações do governo Bolsonaro em relação ao processo eleitoral de 2022.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Zulu

17/03/2024 - 14h16

Lenio Streck…kkkkkkkk

Por curiosidade, que dia aconteceu esse golpe com um pedaço de papel ?

Porquê seria o primeiro na história da humanidade pelo que sei…


Leia mais

Recentes

Recentes