Menu

China acusa o governo americano de mentir sobre segurança cibernética

CHINA / SOCIEDADEChina pede aos EUA que parem de politizar questões de segurança cibernética Cinco Olhos (Five Eyes) planejam cuidadosamente e coordenam campanha difamatória Os EUA, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália expressaram preocupação com as chamadas atividades cibernéticas maliciosas da China depois de divulgarem “evidências” de infiltração e hacking nos últimos dias e depois […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto da Aliança dos Cinco Olhos: VCG

CHINA / SOCIEDADE
China pede aos EUA que parem de politizar questões de segurança cibernética

Cinco Olhos (Five Eyes) planejam cuidadosamente e coordenam campanha difamatória

Os EUA, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália expressaram preocupação com as chamadas atividades cibernéticas maliciosas da China depois de divulgarem “evidências” de infiltração e hacking nos últimos dias e depois anunciarem sanções, mostrando uma forte coordenação.

Estas acusações infundadas foram rejeitadas na terça-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, que instou os EUA, os instigadores da campanha de difamação, a pararem de politizar as questões de segurança cibernética e a agirem de forma responsável no ciberespaço.

A administração Biden anunciou na segunda-feira, hora local dos EUA, uma acusação criminal e sanções contra sete indivíduos chineses por supostamente realizarem hacks contra empresas e funcionários do governo dos EUA em nome do serviço de inteligência civil da China, informou a CNN na segunda-feira.

As acusações surgem no momento em que o governo britânico acusa a China de ser responsável por “campanhas cibernéticas maliciosas” contra a Comissão Eleitoral e os políticos do país.

Tanto os EUA como o Reino Unido alegaram que o grupo de hackers chinês APT31 estava por trás das atividades cibernéticas. Foi acusado de ter como alvo as eleições presidenciais dos EUA em 2020.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Li Jian, disse na coletiva de imprensa de rotina de terça-feira que o lado chinês fez esclarecimentos técnicos e respostas às chamadas informações relacionadas ao APT31 apresentadas pelo lado britânico, e deixou claro que as provas fornecidas pela parte britânica eram inadequadas e que as conclusões relevantes careciam de profissionalismo. Mas, infelizmente, não houve mais resposta do lado britânico.

A China opõe-se e combate firmemente todos os tipos de ataques cibernéticos e está empenhada em trabalhar com todos os países, com base no respeito mútuo, na igualdade e no benefício mútuo, para reforçar a cooperação e lidar conjuntamente com as ameaças da segurança cibernética através de canais como o diálogo bilateral ou judicial. assistência, disse Lin.

As instituições relevantes de segurança cibernética da China divulgaram uma série de relatórios sobre os ataques cibernéticos do governo dos EUA à China e a outros países. No entanto, o governo dos EUA manteve-se em silêncio sobre eles. Instamos os EUA a adoptar uma abordagem responsável no ciberespaço e a parar de enquadrar os inocentes, observou o porta-voz.

A Nova Zelândia e a Austrália também se uniram para condenar a China por “atividades de hacking”, segundo relatos da mídia.

O embaixador chinês na Nova Zelândia, Wang Xiaolong, publicou no X, anteriormente conhecido como Twitter, que a China rejeita abertamente as acusações infundadas e irresponsáveis ​​contra a China sobre ataques cibernéticos ou intrusões. “Acusar a China de interferência estrangeira é latir completamente para a árvore errada. Esperamos que o lado da Nova Zelândia possa praticar a letra e o espírito da sua longa e orgulhosa política externa independente”, escreveu Wang.

Lin, em resposta a uma pergunta do Global Times, disse que durante algum tempo, impulsionados pela sua própria agenda geopolítica, os EUA encorajaram a “Five Eyes Alliance”, a maior organização de inteligência do mundo liderada pelos próprios EUA, a compilar e difundir todo tipo de desinformação sobre as ameaças representadas pelos chamados hackers chineses. Agora, juntamente com o Reino Unido, os EUA estão a promover os chamados ataques cibernéticos chineses e até a lançar sanções unilaterais infundadas contra a China, disse ele.

Os EUA e o Reino Unido mais uma vez exaltaram os chamados ataques cibernéticos da China e sancionaram indivíduos e entidades da China. Isto é pura manipulação política. A China lamenta veementemente e opõe-se firmemente a isto, disse Lin.

“Apresentámos representações sérias às partes relevantes. Instamos os EUA e o Reino Unido a pararem de politizar as questões de segurança cibernética, a parar de difamar a China e a impor sanções unilaterais à China, e a parar os ataques cibernéticos contra a China. A China tomará as medidas necessárias para salvaguardar firmemente os seus direitos legais. e interesses”, disse o porta-voz.

Os analistas chineses acreditam que esta ronda de acusações foi cuidadosamente planeada e conduzida em estreita coordenação entre os países dos Cinco Olhos – os EUA desempenham o papel de chefe e o Reino Unido é o secretário; os outros, incluindo o Canadá, que não fez o mesmo desta vez, mas já acusou a China de pirataria informática e ataques cibernéticos, são mais um “sim homem” num tal cenário.

Lü Xiang, especialista em estudos dos EUA e pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse ao Global Times na terça-feira que a administração Biden está empenhada em melhorar a presença dos Cinco Olhos e a coordenação interna em questões cibernéticas para atingir os rivais dos EUA. e concorrentes, e a estratégia funciona até certo ponto.

Cooperar com os EUA numa campanha de difamação e numa guerra de desinformação é a tarefa mais fácil e gratuita de ser um aliado dos EUA, observou Lü, que acredita que quando se trata de benefícios substanciais, a camarilha dos serviços de informação se desintegraria devido a interesses variados.

Os analistas atribuíram a intensificação da campanha difamatória dos EUA e do Reino Unido contra a China em matéria de segurança cibernética à sua ansiedade quanto à diminuição do domínio na tecnologia de informação de ponta.

Os EUA, a fim de manter o seu estatuto hegemónico no sector da informação e comunicação, adoptaram dois métodos – caluniar a China e pintá-la como uma ameaça, e reprimir entidades reais e intervenientes da indústria, para envenenar o ambiente para que a China desenvolva alta tecnologias, disse Lü.

As próximas eleições nos EUA e no Reino Unido também motivaram os dois países a intensificarem a sua campanha difamatória, ao distorcerem as acusações fabricadas de “roubar tecnologia de IA” que usavam anteriormente para “atacar a democracia”.

A transferência de culpa é uma abordagem fácil para desviar o descontentamento público sobre as políticas internas em meio aos ciclos eleitorais, e acusar a China de atacar as instituições democráticas ocidentais atende ao seu preconceito ideológico de longo prazo, disseram os analistas. Mas alertaram que tais medidas também estão a alimentar uma nova guerra fria.


Por Zhang Han, no Global Times
Publicado: 26 de março de 2024 20h17

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes