Menu

Rebelião no “ninho dos ratos”

A semana passada foi mais uma vez fatídica para o governo nacional. Sofreu a sua segunda derrota no Parlamento, que o Presidente decidiu ignorar e repudiar explicitamente, ficando do lado de fora e virando as costas. Os legisladores resistiram às pressões e rebelaram-se como no romance satírico de George Orwell, “Animal Farm”. O seu argumento […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

A semana passada foi mais uma vez fatídica para o governo nacional. Sofreu a sua segunda derrota no Parlamento, que o Presidente decidiu ignorar e repudiar explicitamente, ficando do lado de fora e virando as costas. Os legisladores resistiram às pressões e rebelaram-se como no romance satírico de George Orwell, “Animal Farm”. O seu argumento de que os 56 por cento dos votos obtidos na segunda volta o legitimam para dominar o sistema democrático, incluindo deputados e senadores, que ele descreve como “o ninho de ratos”, está a tornar-se cada vez mais ineficaz. Milei já mostrou sua persistência desdenhosa em relação à política, à militância e à própria democracia participativa. Seus insultos, tweets e curtidas de publicações odiosas são uma prática sistemática típica de sua personalidade, de sua forma de fazer política e de sua comunicação.

A democracia argentina encontra-se e comemora os seus 40 anos com um Presidente que não acredita nela. Não possui uma estrutura política ou parlamentar nem quadros treinados para desempenhar eficazmente a ação governamental. Milei está consciente de que se trata de um fenômeno estranho na política argentina, que oportunamente captou a atenção da opinião pública com o apoio da grande mídia, aproveitando o descontentamento generalizado com os governos anteriores, prometendo ajustar-se “à política”. Neste ponto crucial, também prosperou com a pregação de editorialistas de direita contra “políticos sujos e corruptos” articulando um discurso neo-thatcherista envolto em anarcocapitalismo. Ele se apresenta como um cruzado abrindo caminho com um discurso místico, um cachorro morto que fala com ele, as forças do céu e uma biblioteca de economia antiga e sectária. Apegado à sua fé, não regista as suas derrotas nem distingue a legitimidade eleitoral da legitimidade do exercício concreto do poder. A sua rejeição ao parlamento é ideológica, expressa-a com um traço de ódio, negando que os deputados e senadores também apoiem a sua representação no voto popular.

Os legisladores devem-se aos seus eleitores e às suas identidades políticas, portanto, têm de respeitar o contrato eleitoral com os cidadãos. No caso da lei omnibus e da mega DNU, os legisladores opuseram-se à violação de todos os tipos de direitos adquiridos e ao favorecimento das empresas, especialmente as estrangeiras, mergulhando os setores humildes e médios na pobreza. O presidente deveria procurar os desestabilizadores em seu próprio governo, entre eles a vice-presidente Victoria Villaruel, renomada defensora da última ditadura civil-militar, que busca se disfarçar de uma democrata que respeita as instituições.

Neste cenário de crescente fraqueza política, o governo está tentando ressuscitar a lei omnibus e reviver a sua invenção artificial, o Pacto de Maio; do qual a opinião pública não tem a menor ideia, uma vez que as suas preocupações incluem a deterioração da sua qualidade de vida. O plano exorbitante de libertar fundos em troca da aprovação da lei ficou vacilante face à possibilidade real de que o DNU também caísse. Perante este quadro de deterioração política resultante das sucessivas derrotas parlamentares, cabe perguntar: o que pensarão as fileiras dos responsáveis ​​do FMI que estão preocupados com a sustentabilidade do doloroso plano de ajustamento? ao que recomendam amorosamente que ele não faça com que o ajustamento recaia “tão desproporcionalmente” sobre os mais vulneráveis.

Entretanto, na sua guerra santa contra o governador Kicillof, o presidente apela à “rebelião fiscal” na província de Buenos Aires, enervada pelo aumento dos impostos rurais como forma de compensar a retenção de fundos que o governo nacional aplicou arbitrariamente. A taxa afeta 2.138 campos de 300 mil e a avaliação de cada um deles é superior a US$ 3 milhões. A narrativa libertária que apela ao descumprimento da lei é desarmada pelas suas próprias ações: apela à rebelião argumentando que são “impostos expropriatórios”, ao mesmo tempo que tenta reintegrar o imposto sobre o rendimento à quarta categoria que envolveria a redução do salário de mais de um milhão de pessoas. Esta é uma contradição flagrante, impossível de ser votada no parlamento.

O establishment afirma o seu apoio ao governo, elogia-o e encoraja-o, embora se pergunte até que ponto as políticas de Milei podem ser sustentadas. Duas derrotas parlamentares, uma greve nacional, mobilizações massivas e cacerolazos ocorreram em apenas três meses de administração. Em meio aos elogios, as corporações empresariais locais estão mais focadas em aproveitar a oportunidade de saquear tudo o que puderem no menor tempo possível. O saque é grande e tentador: uma nova era de leilões de empresas públicas, de terras férteis e de margens de lucro fenomenais resultantes da liberalização de preços. Os excessos são de tal magnitude que os próprios meios de comunicação que os representam emitem sinais de alarme. Hoje em dia eles relatam que a Coca Cola aumentou os seus preços em 603,5% num ano. Seu concorrente, Pepsico, não ficou muito atrás, também com 607,3%. E na categoria alimentar, farinha, arroz, leite e óleo tiveram aumentos de mais de 100 por cento em três meses. O notável comportamento das grandes empresas não é novidade da época. O mercado nunca se regula sozinho, é tarefa exclusiva do Estado nacional na defesa dos consumidores, que são cidadãos. Tudo indica que a inflação de março voltará a subir. Haverá muito mais milhões de pessoas pobres e famintas no país. O governo não terá mais “número para comemorar”.

Diante deste cenário de desastre social, incerteza e perda de soberania como nação, é imperativa a união patriótica das forças democráticas num acordo programático do qual emergirá uma ampla frente política e social cujo principal objetivo é evitar a fome e a pobreza.

No dia 24 de março, quando cidadãos, estudantes, sindicatos, cooperativas, pequenas e médias empresas, movimentos sociais e forças políticas responderem ao apelo das organizações de direitos humanos para lembrar e homenagear os 30 mil e repudiar a genocida ditadura videlista, será uma oportunidade para amalgamar nas ruas a união da grande maioria da sociedade democrática.

Publicado originalmente pela Página 12 em 22/03/2024 – 00h01

Por Juan Carlos Junho

*Secretário Geral do Partido da Solidariedade. Diretor do Centro de Cooperação Cultural Floreal Gorini

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes