Menu

Lula e Macron lançam programa bilionário para bioeconomia na Amazônia

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram na terça-feira, 26, em Belém, um ambicioso programa de investimento de 1 bilhão de euros destinado ao desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa. Este território ultramarino francês, situado na América do Sul, junto com […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram na terça-feira, 26, em Belém, um ambicioso programa de investimento de 1 bilhão de euros destinado ao desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa.

Este território ultramarino francês, situado na América do Sul, junto com a região amazônica do Brasil, serão o foco do investimento planejado para ser desembolsado nos próximos quatro anos.

A iniciativa prevê a cooperação entre instituições financeiras públicas do Brasil, como o Banco da Amazônia (BASA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a Agência Francesa de Desenvolvimento. Espera-se também que haja participação de investimentos privados para complementar o projeto.

O objetivo do programa é fortalecer a parceria técnica e financeira, promover um novo acordo científico entre França e Brasil, e estabelecer um hub de pesquisa e inovação focado em tecnologias essenciais para a promoção da bioeconomia.

A iniciativa busca ainda incentivar a criação de empregos e a capacitação profissional em áreas relacionadas à sustentabilidade, bem como o desenvolvimento de tecnologias baseadas em recursos biológicos e práticas agroecológicas.

Durante sua visita à Amazônia, a primeira etapa de sua agenda no Brasil, Macron homenageou o líder indígena kayapó, cacique Raoni Metuktire, com a Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa. Reconhecido por sua luta em defesa da Amazônia e dos povos indígenas, Raoni, aos 92 anos, recebeu a honraria pelas suas décadas de ativismo ambiental.

Após o evento em Belém, o presidente francês prosseguirá com sua agenda oficial em Brasília, marcando a importância das relações franco-brasileiras e o compromisso compartilhado com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes