Menu

Ato escracha golpistas do 8 de janeiro em 9 estados

O movimento Levante Popular da Juventude realizou, na manhã desta segunda-feira (01/04), data que marca os 60 anos do golpe militar no país, protestos em frente às residências de políticos e personalidades da extrema direita que articularam a tentativa de golpe em 08 de janeiro de 2023. Jovens organizados pelo movimento Levante Popular da Juventude […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O movimento Levante Popular da Juventude realizou, na manhã desta segunda-feira (01/04), data que marca os 60 anos do golpe militar no país, protestos em frente às residências de políticos e personalidades da extrema direita que articularam a tentativa de golpe em 08 de janeiro de 2023.

Jovens organizados pelo movimento Levante Popular da Juventude promoveram nesta segunda-feira, 1º de abril, escrachos em várias capitais do país – ações simultâneas de denúncia contra políticos e personalidades ligadas à extrema-direita que articularam, mobilizaram e/ou estiveram presentes na tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Os protestos marcam os 60 anos do Golpe Militar de 1964 que instaurou a ditadura no Brasil.

Com o mote “AQUI MORA UM GOLPISTA: POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA”, cartazes com os rostos dos denunciados e reproduções da Constituição Federal com manchas de tintas vermelhas remetendo a sangue, o Levante Popular da Juventude esteve em diversos estados, sendo eles: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Roraima, Amapá, Mato Grosso e no Distrito Federal para denunciar a tentativa de golpe em 2023 e explicitar sua relação com o Golpe Militar de 1964.

“A democracia brasileira sofreu constantes ataques ao longo da história do nosso país. Constantemente as elites, que detém poder político e econômico, tentam impedir que o povo brasileiro decida seus próprios rumos. Muitas vezes, com influência dos poderosos de outros países. Foi assim com o Golpe Militar de 1964 e foi assim em janeiro de 2023: quando sentem que seus projetos são ameaçados, tentam um golpe, às custas do futuro dos trabalhadores e das trabalhadoras do país.” afirma Júlia Aguiar, Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude.

Os alvos denunciados tiveram ligação direta com a elaboração da minuta ministerial que tentou permitir a intervenção federal, ou cumpriram papel ativo na mobilização e difusão da pauta nas redes sociais.

“Estamos mais uma vez na porta de quem ataca a democracia, ataca nosso direito de ter voz, ataca os direitos humanos fundamentais. A juventude sabe o quão caro é nosso direito à voz, a tomar decisões. Não assistimos e nem assistiremos calados e caladas a tentativa de vender nosso país. Está na prioridade do dia, para quem defende a democracia, combater as ideias da extrema-direita que tenta acabar com ela, o Levante Popular da Juventude seguirá sendo essa ferramenta de organização da indignação da juventude contra as injustiças e desigualdades.” Afirma Daiane Araújo, Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude.

Os porta-vozes do movimento reafirmaram que seguirão pressionando para que o caso seja investigado e que não haja anistia pros envolvidos.

Ações

As ações aconteceram simultaneamente em alguns estados brasileiros, denunciando diferentes personalidades e políticos da extrema direita envolvidos na tentativa de golpe.

A lista com alguns dos denunciados e o motivo que os relaciona à tentativa de golpe do 08 de janeiro de 2023 é:

Eduardo Bolsonaro – São Paulo/SP: Filho de Bolsonaro, divulgou os atos golpistas e as publicações do pai em suas redes. Eduardo é sócio de empresário financiador da tentativa de golpe em 8 de janeiro.

Marcelo Álvaro Antônio (PL) – Belo Horizonte/MG: Deslegitimação das urnas eletrônicas e do resultado das eleições, usou as redes para mobilizar os atos golpistas e protegeu, na Câmara, os golpistas que foram às ruas no 08 de janeiro.

Pedro Lupion (PP) – Curitiba/PR: Líder da bancada ruralista no congresso, defendeu os atos golpistas do 8 de janeiro.

Anderson Torres (PL) – Brasília/DF: Ex ministro da Justiça do governo Bolsonaro foi responsável pela redação da minuta do Golpe. Então secretário de justiça do GDF foi conivente com os atos terroristas e omisso com a proteção das praça dos três poderes no dia 08 de janeiro de 2023.

André Fernandes (PL) – Fortaleza/CE: Ajudou na mobilização para os atos golpistas via redes sociais, além de divulgar vídeos das ações de vandalismo ridicularizando o STF.

Clarissa Tércio (PP) – Recife/PE: Incitou, divulgou e defendeu em suas redes sociais os atos golpistas.

Nicoletti (União) – Boa Vista/RR: Defendeu os atos golpistas e culpou o Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, pelos atos violentos.

Silvia Waiãpi (PL) – Macapá/AP: Defendeu os atos golpistas, divulgou em suas redes e culpou o Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, pelos atos violentos.

Antônio Galvan – Cuiabá/MT: Milionário, amigo de Bolsonaro, presidente da Aprosoja e financiador da tentativa de golpe de 8 de janeiro. Galvan é coordenador do Movimento Verde e Amarelo (MVMA), principal protagonista das mobilizações que levaram aos atos golpistas, atuante na promoção de eventos que defendem, abertamente, a intervenção militar.

Levante Popular da Juventude

O Levante Popular da Juventude é um movimento popular organizado por jovens, com caráter nacional e atuação em todos os estados do país, no meio urbano e no campo. Se propõe a articular jovens, interessados em discutir as questões sociais e colaborar para a organização popular. Tem como objetivo propiciar que a juventude tome consciência da sua história e da realidade à sua volta para transformá-la.
O Levante se nacionalizou em 2012, iniciou sua atuação no território brasileiro a partir dos escrachos contra torturadores do período da ditadura, uma ação de protesto e denúncia sobre os problemas, as injustiças com uso do impacto visual e sonoro. À época, a instalação da Comissão de Memória, Verdade e Justiça estava em debate, completamente repudiada pelos setores da política que tem relação com o período da história brasileira.

Via levante.org.br

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes